Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Política

Bárbara Braga faz balanço dos primeiros 100 dias à frente da Secretaria de Turismo de Alagoas

Barbara Braga secretaria de Turismo de Alagoas Bárbara Braga faz balanço dos primeiros 100 dias à frente da Secretaria de Turismo de Alagoas

Bárbara Braga, secretaria de Turismo de Alagoas

SÃO PAULO – Foram cem dias muito intensos. Essa é a definição dos primeiros meses de trabalho de Bárbara Braga como secretária de Turismo de Alagoas. “Estamos trabalhando para que o turismo tenha o protagonismo que merece. Turismo é desenvolvimento, é geração de emprego e renda”, salienta Braga, que participa da WTM Latin America.

Nos primeiros três meses do ano, além de capacitar profissionais em Portugal e Argentina, o estado realizou treinamentos para agentes de viagens em eventos nacionais, como a AbavTravelSP e o Workshop da Masterop. Além disso, há preocupação com a qualificação da mão-de-obra local.

“Vamos iniciar, ainda no primeiro semestre desse ano, o programa Escola do Turismo, com a proposta de preparar prestadores de serviço do setor por meio da oferta de cursos dirigidos às áreas de hotelaria, restaurantes, atendimento ao público, empreendedorismo e política públicas. Nossa estimativa é capacitar mais de 11 mil pessoas”, estima a secretária.

De acordo com ela, para os próximos meses a meta é reforçar as práticas sustentáveis no destino. “Temos o certificado de Bandeira Azul na Praia do Patacho e queremos expandir ações voltadas para a sustentabilidade. Considero isso de extrema importância para nosso estado”, afirma.

Conexões aéreas

O Governo do Estado de Alagoas anunciou uma nova redução da alíquota do Querosene da Aviação (QAV), de até 5% + 1% para Fecoep (Fundo de Desenvolvimento do Estado contra a Pobreza) para até 4% + 1% para Fecoep. O objetivo é fomentar ainda mais a malha aérea nacional e internacional do destino, que conta hoje com dois voos regulares internacionais e 30 voos regulares domésticos.

“Nossa conexão aérea ainda é um gargalo que precisa ser resolvido. Queremos consolidar a malha aérea nacional e ampliar as nossa ligações internacionais. Nosso objetivo agora é ter um voo direto ligando Alagoas até Portugal, já que hoje essa rota operada pela TAP tem conexão no Rio Grande do Norte”, explica Bárbara.

Entre as novidades celebradas pela secretária está a conquista de fretamentos. Os últimos confirmados partirão do Uruguai com destino ao estado. Na Semana Santa também estão garantidos voos extras para Portugal. E por falar nisso, Alagoas terá operações fretadas durante o verão europeu, fruto de articulação da Setur-AL com a companhia aérea Hifly e a operadora de turismo portuguesa Solférias. Com chegadas no período de 25 de julho a 29 de agosto, os voos serão semanais, sempre às terças-feiras, em Airbus 340 com capacidade para 291 passageiros, sendo 267 assentos da classe econômica e 24 na executiva.

HOTELARIA – Segundo Bárbara Braga, atualmente existem 15 hotéis em construção no estado. “Temos registrado um crescimento contínuo da nossa rede hoteleira. Hoje temos 40 mil leitos disponíveis, quatro mil foram abertos em em 2022 e a previsão é que até 2025 tenhamos mais quatro mil”, revela a secretária.

Receba nossas newsletters