Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Política

Brasil e Espanha assinam acordo de promoção e valorização da gastronomia e do turismo

1a9ae739 a8a2 4712 8747 99bb61186eaf Brasil e Espanha assinam acordo de promoção e valorização da gastronomia e do turismo

Ministro Celso Sabino cumpre agenda oficial em Madri, na Espanha (Roberto Castro/MTur)

O ministro do Turismo, Celso Sabino, firmou uma parceria com a Academia Iberoamericana de Gastronomia (AIBG) que prevê cooperação na realização de projetos associados à cultura, à gastronomia e à imprensa. O presidente da AIBG, Rafael Ansón, aproveitou a oportunidade para conceder um diploma ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em reconhecimento a ações significativas no âmbito da gastronomia e da alimentação.

O ministro Celso Sabino ressaltou a importância da gastronomia para a atividade turística. “De acordo com a Organização Mundial do Turismo, a gastronomia é o terceiro principal motivo de viagens, e o Brasil tem muito a mostrar ao mundo com sua culinária única. Acordos como este assinado no dia de hoje são essenciais para que possamos mostrar toda essa riqueza”, afirmou.

“É uma honra estar na Embaixada desse grande país que é o Brasil, por sua diversidade e dimensão. E, por isso, a Academia vai propor que em 2024 São Paulo seja a capital Iberoamericana da cultura gastronômica e da diversidade”, anunciou Rafael Ansón.

AVIAÇÃO – O ministro também quer atrair investimentos espanhóis para o turismo no Brasil e desenvolver novas rotas estratégicas, em uma ação coordenada entre operadoras de aeroportos e companhias aéreas. Em visita à Aena, Celso Sabino se reuniu com o vice-presidente da empresa, Javier Marín San Andrés, e estabeleceu uma parceria para a promoção de destinos aliada ao lançamento de rotas turísticas estratégicas. A ação deverá ser sem feita em parceria com a Embratur e a ApexBrasil.

INVESTIDORES – Com foco na atração de novos investimentos para desenvolver o turismo no Brasil, o ministro Celso Sabino participou, ainda, de um evento realizado na Embaixada do Brasil na Espanha. Durante encontro com empresários espanhóis, o ministro destacou os potenciais do país para fortalecer a atividade, em especial no campo do turismo sustentável.

“O Brasil tem um enorme potencial de crescimento, com condições de ampliar o número de voos e de turistas no país. Para se ter uma ideia, com 210 milhões de habitantes, o Brasil vendeu 86 milhões de passagens em 2022, contra 244 milhões de passagens vendidas na Espanha, que tem 50 milhões de habitantes. Então, temos muito a crescer e a desenvolver juntos e convido todos vocês a visitarem o Brasil”, declarou o ministro Celso Sabino.

QATAR AIRWAYS – Na perspectiva de ampliar a malha aérea brasileira com destinos internacionais, Celso Sabino se reuniu também, por videoconferência, com o gerente regional da América Latina da Qatar Airways, Renato Hagopian. Na conversa, o ministro convidou a empresa a participar do Salão Nacional do Turismo, marcado para dezembro, e a atuar na promoção conjunta de destinos, em parceria com o órgão máximo de Turismo do Catar.

Receba nossas newsletters