No apito final da Copa da África do Sul; começa a promoção turística do Brasil como destino internacional da Copa do Mundo em 2014. O Ministério do Turismo; por meio da Embratur; terá uma série de ações para mostrar a diversidade natural e cultural do país e das cidades sede; além da infraestrutura turística.
“A Embratur tem um planejamento de marketing turístico internacional até 2020; o Plano Aquarela; no qual a Copa em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016 são os pontos altos. Ao final da Copa na África do Sul; esta estratégia entra em campo; buscando potencializar; para o turismo; o grande efeito de exposição que o país terá neste período. Tanto a nova campanha publicitária que será lançada como as ações promocionais visam tornar o país mais conhecido como destino turístico; fortalecer sua imagem e ampliar o número e o gasto de visitantes internacionais”; explica a presidente da Embratur; Jeanine Pires.
Na Casa Brasil – Brazil Sensational Experience; que funciona de 15 de junho a 11 de julho em Joanesburgo; a Embratur está responsável pelo túnel sensorial que recepciona os visitantes; chamado de “Brasil de Norte a Sul”. Um corredor de sensações mostra a diversidade de imagens; sons; cultura e natureza do Brasil das diversas regiões.
Vinte metros; divididos em cinco grandes telas contínuas; proporcionam uma viagem por imagens da geografia e cultura do País; com mapas que localizam as regiões; hábitos culturais; pessoas e seus tipos físicos diversos; a natureza e sua biodiversidade. Na parede oposta ao grande filme; saem diversos sons que mostram a diversidade da música; de sons da natureza e dos sotaques brasileiros.
A Embratur busca atingir três públicos com suas ações; concentradas em Joanesburgo – o público da Copa (turistas internacionais em viagem para África do Sul; que são potenciais turistas para o Brasil em 2014); a imprensa internacional e os formadores de opinião (grupos de incentivo levados por grandes empresas; os patrocinadores; operadores internacionais de turismo). Para isso; além da Casa Brasil; que receberá os três públicos; serão realizadas ações promocionais de rua; uma agência de notícias produzirá conteúdo para a imprensa internacional durante a Copa da África; e uma nova campanha promocional será lançada ao final dos jogos da Copa 2010.
As ações promocionais com os turistas da Copa circularão por Joanesburgo no Sensational Bus; que para em pontos determinados para fazer apresentações de música; dança; jogos interativos; quiz com distribuição de brindes.
Ao final da Copa em Joanesburgo; começa a nova campanha internacional do Brasil como destino turístico. O principal destaque é uma campanha de TV; com inserções de um minuto nas emissoras internacionais credenciadas para transmitir os jogos da África; que deve atingir 70 países. O filme foi feito pelo cineasta Fernando Meirelles. Além do filme; ao final da Copa 2010; a Embratur lança também o livro “Brasil de Todas as Cores”; um hot site “Seleção Brasileira de Cidades” (com informações turísticas das cidades-sede da Copa de 2014; em espanhol; inglês e português); vídeos no You Tube; peças publicitárias veiculadas na mídia de 14 países (revistas; outdoors; mobiliário urbano).
Uma agência de notícias; organizada pelas empresas de Relações Públicas internacionais licitadas da Embratur; funcionará durante a Copa na África do Sul; para fornecer conteúdo editorial; imagens e vídeos sobre o Brasil para a imprensa internacional.
Casa Brasil na Internet
A partir de hoje (07/06); estará no ar um “hot site” com imagens e informações sobre a Casa Brasil – Brazil Sensational Experience; no endereço www.braziltour.com/sensationalexperience. O site está disponível em inglês; espanhol e português.