Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Política

Brasil reafirma compromisso com turismo sustentável na XXVII Cimet em Madri

aa827248 4842 49dd b166 c85c80cb1fcf Brasil reafirma compromisso com turismo sustentável na XXVII Cimet em Madri

Em Madri, Brasil reafirma o compromisso de desenvolver o turismo de forma sustentável (Divulgação)

O Brasil esteve presente na XXVII Conferência Ibero-americana de Ministros e Empresários do Turismo (CIMET), que aconteceu nesta terça-feira (23) em Madri, na Espanha. Com o tema “Sustentabilidade na interiorização da empresa turística espanhola da Ibero-América”, o evento abriu as atividades da 44ª edição da Feira Internacional de Turismo (Fitur 2024). A CIMET reuniu ministros e autoridades de turismo do Brasil, México, Colômbia, Uruguai, Paraguai, Cuba, Nicarágua e Guatemala.

O espaço foi uma oportunidade dos países apresentarem incentivos e planos de desenvolvimento para suas respectivas áreas turísticas, com o objetivo de atrair investimentos dos empresários espanhóis. O Brasil levou uma série de atrativos nacionais para apresentar aos possíveis novos investidores espanhóis e destacar os avanços para melhorar o ambiente de negócios no país e o sistema tributário brasileiro, além do desenvolvimento de ações para promoção do turismo.

Representando o ministro Celso Sabino, a secretária executiva do MTur, Ana Carla Lopes, enfatizou que o Ministério do Turismo trabalha para incentivar a atividade turística alinhando sustentabilidade, necessidades das comunidades locais e as metas estabelecidas pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Um destino turístico para ser sustentável, precisa desenvolver a atividade turística de forma a atender não só às necessidades dos turistas, mas, principalmente, respeitar e atender às necessidades socioeconômicas das comunidades locais. Ao mesmo tempo, deve ser um instrumento de valorização cultural e de conservação ambiental”, defendeu.

Ao finalizar o discurso, a secretária do MTur lembrou que, ao ocupar a presidência do G20 -cuja Cúpula de Líderes acontecerá em novembro no Rio de Janeiro e sediar a COP 30 -que será realizada no ano que vem em Belém (PA), o Brasil assume o compromisso de desenvolver a atividade turística atento não só às questões ambientais, inclusive com ações de apoio à regeneração do meio ambiente, como também as de cunho econômico e social.

Receba nossas newsletters