
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou nesta semana o papel estratégico dos pequenos negócios no setor turístico brasileiro durante a abertura do evento “Transformar Juntos”, promovido pelo Sebrae Nacional em Brasília (DF). Com cerca de 2,5 mil participantes, o encontro discutiu sustentabilidade, desenvolvimento territorial e inovação nas políticas públicas locais.
Segundo Sabino, aproximadamente 90% das atividades turísticas no país são compostas por micro e pequenas empresas, que já respondem por mais de 8 milhões de empregos. Ele defendeu o alinhamento entre políticas sociais e desenvolvimento econômico, com ênfase na sustentabilidade como eixo central da atuação do ministério.
“Vamos mostrar ao mundo que, sob as copas das árvores, existem, só na Amazônia, mais de 30 milhões de pessoas que precisam ter sua sustentabilidade pessoal garantida”, disse, ao mencionar a preparação do país para a COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA).
O presidente do Sebrae, Décio Lima, reforçou a importância da atuação integrada entre governos locais e empreendedores. Para ele, a solução de questões econômicas passa pelo fortalecimento das cadeias produtivas nos municípios. “Está neste contexto de fazer com que as pessoas que produzem possam vender para as prefeituras e órgãos públicos”, afirmou.
O evento reúne gestores públicos, agentes de desenvolvimento e lideranças de todo o país, com uma programação de 70 atividades voltadas à qualificação dos territórios e à melhoria do ambiente de negócios. Entre os temas abordados estão turismo, sustentabilidade, economia criativa, energia, inovação e compras públicas.
Sabino classificou a parceria com o Sebrae como fundamental para o atual momento do setor. “Nós vivemos um novo turismo no país. É bonito ver o Brasil dando certo, o turismo levando renda, empregos e perspectiva de desenvolvimento aos quatro cantos do país. E o Sebrae faz parte dessa história”, afirmou.
Até essa sexta-feira (25), o “Transformar Juntos” seguirá com painéis, oficinas, relatos de boas práticas e construção de redes colaborativas voltadas ao empreendedorismo e ao desenvolvimento sustentável local.