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Política

CNC lança duas publicações sobre turismo social e responsável

Alexandre Sampaio, diretor da CNC que coordena o Cetur

Alexandre Sampaio, diretor da CNC que coordena o Cetur

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) lançou duas publicações sobre turismo social e responsável durante a Semana Nacional do Turismo, realizada até essa sexta-feira (06), em Belo Horizonte (MG). O relatório Turismo: Cenários em Debate – Turismo Social e Responsável e a revista Turismo em Pauta – edição especial Turismo Social, do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC, foram apresentados na 55ª reunião do Conselho Nacional de Turismo, promovida pelo Ministério do Turismo em 3 de dezembro.

A publicação Turismo: Cenários em Debate – Turismo Social foi construída com base nos debates do seminário Turismo Social, realizado pela CNC e pelo Sesc, que foi o curador do evento e da publicação, em parceria com a Organização Internacional de Turismo Social (ISTO Américas) e a Associação Brasileira de Turismo Social (Abrastur), em julho de 2019, na Fecomércio-RJ. O encontro reuniu alguns dos maiores especialistas do País e convidados internacionais para debater um turismo social e responsável que proponha o desenvolvimento dos destinos de forma inclusiva, solidária e cidadã.

O relatório reúne os conteúdos trazidos por todos os participantes do evento e tem como objetivo contribuir para o debate em torno da necessidade da evolução do Turismo no Brasil. “É mais um passo que estamos dando nessa longa caminhada no estímulo ao turismo como negócio sustentável e inclusivo”, destaca o presidente da CNC, José Roberto Tadros, lembrando que o Sesc estimula o turismo social há mais de 70 anos.

Já a 43ª edição da revista Turismo em Pauta traz um time de articulistas que tratam do tema com muita propriedade. Luiz Carlos Bohn, vice-presidente da CNC e presidente da Fecomércio-RS, mostra como os gaúchos atuam neste segmento; o diretor-geral do Sesc, Carlos Artexes Simões, apresenta o trabalho histórico e pioneiro do Serviço Social do Comércio; Milton Zuanazzi, presidente da Associação Brasileira de Turismo Social (Abrastur), analisa o potencial do Brasil e o que é preciso fazer para ampliar o volume turístico dentro do País.

Marcio Favilla, consultor internacional de Turismo, fala das expectativas do setor no Brasil com base em uma visão global; Ana Cecilia Duék, consultora de Comunicação e Marketing Sustentável para Turismo e diretora do site Viajar Verde, aponta como os Millenials (ou Geração Y) estão transformando o modo de fazer viagens no mundo todo; e Luiz Andreaza relata a experiência de um projeto ousado e inovador: a criação de uma empresa de turismo que levaria acesso ao público de baixa renda.

A edição conta ainda com duas participações internacionais: Sergio Rodriguez, presidente da Secretaria para as Américas da Organização Internacional de Turismo Social (ISTO Américas), que fala dos desafios do turismo social nas Américas; e Francisca Retamal, secretária do Serviço Nacional de Turismo do Chile, que faz um resumo das políticas públicas implementadas em seu país. “São análises abalizadas que contribuem para a busca da ampliação do universo de viajantes no Brasil e para a promoção do turismo social como fonte de crescimento do turismo doméstico”, ressalta Alexandre Sampaio.

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