
O Conselho Nacional do Turismo (CNT) se reuniu em Brasília nesta quinta-feira (30/06) para a ratificação do Plano Nacional de Turismo 2011/2014; que será lançado oficialmente no São do Turismo de São Paulo; em julho.
O ministro do turismo aproveitou a presença dos representados do trade para pedir empenho de todos para que o Salão do Turismo seja o marco mais importante do país. “Assim como a feira de Turismo de Berlim; a maior do mundo; temos que transformar o nosso evento em um encontro dos maiores empresários e representantes políticos”. Pedro Novais disse que não pretende disciplinar o setor; mas sim aparar as arestas para que seja feito um trabalho melhor e mais eficiente.
Com relação ao Plano Nacional de Turismo; o ministro garantiu que o CNT e o Ministério do Turismo consubstanciam a proposta. “Queremos fazer o que é necessário para que as metas sejam alcançadas”. Ele lembrou dados positivos do setor nos últimos anos como a geração de renda; o desenvolvimento do turismo agropecuário e a geração de empregos para jovens no setor. “As atividades turísticas empregam um contingente de mais sete milhões de pessoas. Nós esperamos que no final da década atinjamos a meta de 10 milhões”.
Para concluir; o ministro disse que os eventos esportivos são estímulos para acelerar os investimentos. “O Brasil esta crescendo a passos largos. A economia brasileira é um dos maiores motivadores da economia e está ‘bombando’ e temos que aproveitar todas estas oportunidades”.
O novo presidente da Embratur; Flávio Dino; agradeceu o convite e disse ser uma grande honra participar da reunião. “O CNT ocupa lugar de destaque no setor e está no topo das instituições de maior importância de turismo”. Ele garantiu que os programas em andamento serão mantidos; mas esclareceu que não poderá haver improvisos. Já a par dos desafios do setor; Dino lembrou que as variáveis externas são difíceis de prever; mas que as previas de 2011 garantem bons resultados. “Os dados preliminares de 2011 indicam que as metas de 2011 tendem a ser atingidas. Estamos prospectando um futuro de êxito”; garantiu.
A secretária-executiva de turismo; Bel Mesquita; disse que o aval final pelo CNT sobre o plano significa um maior trabalho a partir deste momento e o maior desafio será colocar as propostas em prática durante os próximos quatro anos. “O Brasil é imenso; os destinos são muitos e as formas para aproximar estes destinos das pessoas também são infinitas”. “Este trabalho tem sido muito gratificante e é um desafio crescente para todos nós”; garantiu.
Além dos representantes do Conselho; estão presentes Luis Otavio Neves; secretário de turismo do Distrito Federal; Flavio Dino; presidente da Embratur; Bel Mesquita; secretária-executiva de Turismo; Frederico Silva da Costa; secretário-executivo do Ministério do Turismo; Colbert Martins da Silva Filho; Secretário Nacional de Programa de Desenvolvimento de Turismo e Renan Filho; deputado federal e representante da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados.
se
Plano Nacional de Turismo será apresentado durante o Salão de Turismo