Câmbio:

Idiomas:

Comissão de Turismo da Câmara e Ministro dos Esportes discutem preparativos para a Copa

Foto de Editorial Mercado & Eventos

Editorial Mercado & Eventos

Publicado - 05/04/2011 - 20:03

.
.

A Comissão de Turismo e Desporto (CTD) da Câmara dos Deputados se reuniu ontem (05/04) com Orlando Silve; ministro dos Esportes; em uma audiência para tratar dos projetos e preparativos para a Copa 2014. Estava presente o presidente da Comissão; Afonso Hamm; que sugeriu a criação de Subcomissões para tratar da Copa; Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

Entretanto; Hamm frisou que sua maior preocupação é com a Copa; que será realizada primeiro; e que o país já deve star preparado em 2013; ano em que será realizado a Copa das Confederações. “É com esse embasamento que reafirmo a importância da Subcomissão da Copa do Mundo definir as tratativas o quanto antes para definir um cronograma de ações e planejamento para trabalhar em sintonia com os órgãos de governo e a coordenação por parte do próprio ministro Orlando Silva”; assinala.

O deputado salienta que passada à escolha das 12 cidades-sedes; após três anos e seis meses a euforia deu lugar a preocupação; tendo em vista que o país enfrenta atraso em obras; arenas ainda em licitação; aeroportos congestionados e problemas na prestação de contas. “Essa preocupação precisa de acompanhamento; esclarecimentos; do planejado; do executado; dos gargalos e de todos os assuntos relacionados a esse megaevento esportivo”; detalha Hamm ao salientar que a imagem do Brasil está efetivada para futuro em função desses dos eventos esportivos.

Estádios – Orlando Silva assegurou aos parlamentares que as estruturas das arenas estarão adaptadas para a realização do evento e que a expectativa é que todas as contruções dos estádios estejam concluídas em dezembro de 2012. Ainda anunciou que neste ano o Executivo deverá apresentar um Projeto de Lei Geral da Copa do Mundo. O texto é resultado de uma negociação entre as autoridades brasileiras e a Fifa; com o objetivo de compatibilizar os interesses da entidade à legislação nacional.

O Ministro ainda anunciou que as prioridades no calendário para a realização da Copa é a melhoria da infraestrutura dos aeroportos; mobilidade urbana e dos transportes nas cidades-sede; e que não trabalha na hipótese de inviabilidade de qualquer das 12 sedes. “Nosso objetivo é ofertar as 12 cidades conforme pactuado com a FIFA”; afirmou.

Afonso Hamm fala de suas preocupações sobre a Copa, em audiência com o Ministro Orlando Silva