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Política

Conheça a visão, as metas e diretrizes do Plano Nacional do Turismo 2024-2027

Conselho Nacional do Turismo Conheça a visão, as metas e diretrizes do Plano Nacional do Turismo 2024-2027

Conselho Nacional do Turismo foi apresentado ao Plano Nacional do Turismo 2024-2027 (Eric Ribeiro/M&E)

BRASÍLIA – Como vimos no M&E, o novo Conselho Nacional do Turismo (CNT) tomou posse oficialmente, neste sábado (16), no segundo dia do Salão Nacional do Turismo 2023. E na pauta da primeira reunião foi logo debatido o Plano Nacional do Turismo 2024-2027, com todas as suas diretrizes, objetivos, metas, estratégias e planos esboçados. A ideia é que o Plano seja aprovado até janeiro de 2024, mesmo que haja a necessidade de uma reunião extraordinária para que isso aconteça.

Entre as metas apresentadas pelo Ministério do Turismo, está a marca de 8,1 milhões de números internacionais que visitam o Brasil, além do objetivo é aumentar para 112 milhões o número de viagens de brasileiros por todo o país até 2027. No entanto, o Plano Nacional do Turismo é muito mais amplo, abrange muitas estratégias, tem muitos objetivos e foi devidamente apresentado durante a reunião do CNT. Mas quais são as metas e diretrizes? Veja abaixo!

VISÃO 2027 – O Brasil, a maior economia turística da América do Sul até 2027, reconhecido como destino hospitaleiro, sustentável, responsável, inclusivo e inovador, que respeita a diversidade e referência em serviços turísticos de excelência e de vivências e experiências memoráveis.

10 pontos convergentes entre todos os Planos Nacionais do Turismo

  • Desenvolvimento Sustentável e Ético
  • Redução das Desigualdades
  • Geração de Emprego e Renda
  • Qualificação Profissional
  • Investimentos em Infraestrutura
  • Promoção e Comercialização
  • Desburocratização e Modernização
  • Foco na Competitividade e Inovação
  • Fortalecimento da Gestão Descentralizada
  • Metas Quantitativas Ambiciosas

Macrotendências do Turismo para os próximos anos

  • Turismo regenerativo
  • Viagens com propósito
  • Turismo de experiência
  • Slow Travel
  • Nomadismo Digital
  • Viagens de negócio/bleisure
  • Turismo doméstico
  • Turismo de luxo

Diretrizes

  • Cooperação e Regionalização
  • Desenvolvimento e inserção produtiva de pessoas
  • Sustentabilidade e mitigação de impactos das ações climáticas
  • Inovação e transformação digital
  • Turismo social e acessibilidade

Objetivos

  • Posicionar o turismo como ventor de desenvolvimento e aumentar a competitivdade dos destinos e dos produtos turísticos nacionais, democratizando o acesso e os benefícios da atividade turística para os cidadãos brasileiros
  • Promover a estruturação e a qualidade dos destinos turísticos, fomentando a cadeia produtiva do turismo
  • Promover as atividades turísticas nos destinos brasileiros de forma responsável, sustentável, inclusiva e acessível
  • Aumentar a chegada de turistas internacionais ao Brasil
  • Aumentar a receita gerada pelos turistas internacionais no Brasil
  • Aumentar o número de viagens de brasileiros pelo Brasil

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