Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Conselho Nacional de Turismo promove instalação de Câmaras Temáticas

6fbe2d97 8f37 446c b18d 8b3d64d7605e Conselho Nacional de Turismo promove instalação de Câmaras Temáticas

Reunião em Brasília (DF) marcou a instalação de Câmaras Temáticas do Conselho Nacional de Turismo (Roberto Castro/MTur)

Uma reunião nesta terça-feira (30), em Brasília (DF), marcou a instalação de 13 Câmaras Temáticas do Conselho Nacional de Turismo (CNT), que assessora o Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas. Os grupos, cuja formalização se deu no primeiro encontro ordinário do CNT em 2024, discutirão temas como legislação, regionalização, qualificação, promoção e apoio à comercialização e turismo de eventos.

As Câmaras Temáticas do CNT, compostas por gestores públicos, privados e representantes da sociedade civil e da academia, também abordarão o incentivo ao turismo doméstico; sustentabilidade e ações climáticas; transportes multimodais e infraestrutura; crédito e atração de investimentos; turismo social; competitividade, inovação e pesquisa; segurança turística e o estímulo ao turismo em comunidades tradicionais, negras e indígenas.

O secretário Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do MTur, Milton Zuanazzi, comandou a reunião e enalteceu a contribuição dos grupos. “No passado, criamos a Lei Geral do Turismo dentro das Câmaras Temáticas, criamos um grande programa de turismo responsável dentro das Câmaras Temáticas. Então, há um conjunto de exemplos de conquistas que queremos revitalizar, com os novos tempos e as novas demandas”, apontou.

O encontro contou com a presença de Janara Braga, chefe de Gabinete do ministro do Turismo, Celso Sabino, que agradeceu a colaboração do CNT. Também presente, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressaltou a importância do trabalho conjunto. “O Conselho é extremamente representativo, porque quem faz o turismo acontecer na ponta são vocês. Então, é muito decisivo que esse Conselho volte a atuar de uma maneira sistemática”, observou Freixo.

Receba nossas newsletters