
Terminou no final da manhã a eleição para a presidência do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). Domingos Leonelli; secretário de Estado de Turismo da Bahia; foi eleito por aclamação. Compõem a chapa única Oreni Braga; presidente da Amazonastur; e Ronald Ázaro; secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro.
Já ao discursar como presidente do Fornatur; Leonelli confirmou que o Fórum deve exercer pressão democrática sobre o MTur; mas; acima de tudo; sobre o governo e sociedade: “Vamos fazer o turismo ser reconhecido como atividade estratégica. Produzimos US$ 5 bilhões de divisas e exportamos US$ 15 bilhões”; disse.
Participando de reunião; o ministro do Turismo; Pedro Novais; destacou a parceria do Fornatur com o Ministério: “A gente se orgulha das conquistas que tivemos até agora em matéria turística e das políticas que estão sendo implementadas a cada dia. É do trabalho conjunto que depende nossa vitória”; afirmou.
Novais complementou dizendo que “o MTur está disposto a ajudar aos secretários. Precisamos chegar em 2014 e seguir para 2016 de cabeça erguida e conscientes que temos os melhores serviçoes turísticos assim como os principais destinos do mundo. O Brasil não é Brasília; o Brasil são os estados; somos todos nós”.
Uma das mudanças já confirmadas é a saída de Marcos Pompeu como secretário executivo do Fornatur. Leonelli; por sua vez; não disse quem ocupará o cargo.
Conheça os líderes do Fornatur nas regiões:
Sul – Faisal Saleh (PR)
Nordeste – Ramzi Elali (RN)
Sudeste – Alexandre Passos (ES) – no 1º ano / Agustinho Patrus (MG) – no 2º ano
Norte – Adenauer Goes (PA)
Centro-Oeste – Luiz Otávio (DF)
Domingos Leonelli com ministro Pedro Novais
Atualizado às 14h10