
O secretário de Estado de Turismo da Bahia; Domingos Leonelli; confirmou com exclusividade à reportagem do M&E que será candidato à presidência do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur); informação que o portal do M&E já havia antecipado no dia 4 deste mês. “Nossa candidatura cresceu bastante nos últimos dias”; informou. Segundo ele; pela ordem; conforme um acordo informal de rodízio; seria a vez de um estado da Região Sudeste assumir o Fornatur; mas os estados abrirão maão em função da Bahia.
Leonelli confirma o apoio dos seguintes estados; além da própria Bahia: São Paulo; Rio de Janeiro; Espírito Santo; Pernambuco; Paraíba; Maranhão; Sergipe; Alagoas; Santa Catarina e Amapá. Ele disse que está para conversar a qualquer momento com o secretário de Minas Gerais; Agostinho Patrus Filho. “Além do secretário de Minas; estamos também conversando com outros secretários”; informa.
Para Leonelli; o Fornatur deve ser um instrumento legítimo de representação do turismo; que unifique o discurso e as propostas e sirva também de apoio ao Ministério do Turismo junto ao Governo Federal. “A nossa área é muito boa; mas é desconcentrada. Somos grandes geradores de empregos; mas de forma desconcentrada. Precisamos estar unidos e fazer gestões junto à bancada”; alerta.
Ele confirmou que havia conversado com a presidente da Amazonastur; Oreni Braga; que também lançou sua candidatura à presidência do Fornatur hoje. “Falamos sim; mas no começo do ano passado. De lá para cá; não evoluímos no assunto”. Leonelli; no entanto; admitiu que vai conversar com Oreni. “O melhor é que a eleição fosse consensual”; acredita.
O secretário da Bahia disse que o Fornatur; além do presidente e do vice; tem ainda três vice-presidentes regionais e que; na sua proposta; gostaria que esses vices se reunissem ao menos uma vez a cada mês. “Além disso; para as nossas reuniões do Fórum; vou propor que antes de cada uma delas seja realizada uma reunião entre os assessores técnicos de cada estado; o que facilitará muito na nossa tomada de decisão durante as reuniões”; finaliza.
Domingos Leonelli