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Política

Estatuto que cria nova Embratur é publicado em Diário Oficial

Marcelo Álvado Antônio, ministro do Turismo, e Manoel Linhares, da ABIH Nacional

Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo, será presidente do conselho deliberativo. Manoel Linhares, da ABIH Nacional, foi eleito vice.

O estatuto que cria efetivamente a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo – Embratur foi publicado no Diário Oficial da União do último dia 24 de dezembro. O documento é um importante passo na consolidação da Embratur, pois a estabelece como serviço social autônomo e também cria o regimento que regula o seu funcionamento com estrutura organizacional, composição social, entre outros itens.

“Estamos vivendo um momento histórico para o Brasil. É a realização de um sonho antigo e bastante pedido pelo trade turístico. Com a nova Embratur, poderemos investir muito mais na promoção internacional e atrair mais turistas e investimentos para o turismo brasileiro”, destacou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, presidente do conselho deliberativo da Embratur.

O ministro complementa ainda que a nova estrutura representa mais um avanço em busca de mercados mais atrativos e competitivos com intuito de beneficiar diretamente a população. “A mudança dará mais agilidade e modernidade à gestão e permitirá a ampliação da presença do Brasil no exterior, com escritórios próprios da Embratur em países estratégicos, com profissionais especializados. Para se ter uma ideia, neste ano a Embratur recebeu apenas US$ 8 milhões por ano para divulgar o País no exterior, enquanto a Argentina investiu US$ 60 milhões, a Colômbia US$ 100 milhões e o México US$ 400 milhões”, afirmou o ministro.

Em encontro realizado na última semana, Marcelo Álvaro liderou a primeira reunião do Conselho Deliberativo da Embratur, que deu posse à Diretoria-Executiva da agora Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo. O presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, é o secretário-executivo do colegiado, que engloba ainda cinco representantes do Poder Executivo Federal (ministérios do Turismo; do Meio Ambiente; das Relações Exteriores; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações).

Também fazem parte do grupo quatro representantes do setor privado do turismo, como a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), ABIH Nacional (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) e CNM (Confederação Nacional de Municípios). Durante a reunião, Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, foi eleito o vice-presidente do grupo.

A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo ficará responsável, entre outras ações, por formular, implementar e executar as ações de promoção, marketing e apoio à comercialização de destinos, produtos e serviços turísticos do País no exterior. Além disso, poderá realizar, promover, organizar, participar e patrocinar eventos relacionados com a promoção da oferta turística brasileira para o mercado externo, colocando os destinos nacionais em pé de igualdade com os demais países.

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