Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Política

Fim do Perse pode gerar desemprego em grande escala no setor de eventos, diz Abeoc

WhatsApp Image 2023 11 29 at 12.46.30 PM Fim do Perse pode gerar desemprego em grande escala no setor de eventos, diz Abeoc

Enid Câmara, presidente da Abeoc Brasil, e Fatima Facuri, vice-presidente de Relações Institucionais (Divulgação)

Como vimos aqui no M&E, MP 1.202 de 2023 editada pelo governo federal, que ordena novas medidas econômicas para esse ano, pode causar uma reviravolta no setor de eventos, que seria intensamente atingido com desemprego em inúmeros segmentos e serviços, já que entre as determinações previstas, consta a revogação dos benefícios fiscais instituídos pelo Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse).

Dados do IBGE e do Ministério da Previdência e do Trabalho de 2023 revelam que os segmentos de eventos corporativos,  entretenimento e turismo são os maiores geradores de empregos no País confirmando estatísticas de 2019 quando o setor de eventos foi responsável pela fatia de 4,75% do Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB) e movimentava cerca de 1 trilhão de reais em toda a cadeia. Com a pandemia houve uma quebra no crescimento e 98% das empresas atingidas.

Para presidente da Abeoc Brasil, Enid Câmara, com o possível fim do Perse, a atividade econômica que levou mais de seis décadas para chegar ao seu apogeu e que por uma catástrofe de saúde, foi destruída em dois anos, seria novamente abalada, gerando desemprego em cadeia. “Não podemos esquecer a transversalidade do mercado e sua responsabilidade sobre a economia brasileira, pois seriam afetados setores da indústria, transporte, serviços e outras”, destacou.

Receba nossas newsletters