Câmbio:

Idiomas:

Fornatur tem chapa única para presidência com Domingos Leonelli; Oreni Braga e Ronald Ázaro

Foto de Editorial Mercado & Eventos

Editorial Mercado & Eventos

Publicado - 15/06/2011 - 16:22

.
.
Com a decisão de Bismarck Maia; secretário de Turismo do Estado do Ceará; de retirar sua candidatura à presidência do Fornatur; faltando apenas dois dias para a eleição da nova diretoria; o secretário de Estado de Turismo da Bahia; Domingos Leonelli deve ser eleito; nesta sexta feira;  o novo presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo; em substituição a Nilde Brun; presidente da FundTur-MS e atual presidente da entidade. Na chapa de Leonelli estão ainda como vice-presidentes Oreni Braga; da Amazonastur e Ronald Ázaro; da Setur-RJ.
 
Em carta encaminhada aos secretários estaduais; Bismarck Maia justifica sua decisão de retirar a candidatura alegando a necessidade de um consenso. Veja o que diz a carta na íntegra:

“Em minha trajetória profissional até o momento; pude exercer funções públicas tanto no executivo (federal e estadual) quanto no legislativo. Dentre elas; muito me honrou a presidência do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo; nos anos de 2007 / 2009; gestão marcada pela participação na  construção e implementação do Prodetur Nacional; pela defesa de projetos estaduais junto ao Ministério do Turismo e órgãos federais afins;  pela estruturação da Executiva do Fornatur; em Brasília; entre outros; além da boa convivência com meus pares que me deixou o legado de grandes amigos.

 
Dada a grande renovacão dos quadros do Fornatur em 2011  (dois terços); face aos resultados das eleições de 2010; fui procurado por diversos colegas na perspectiva de colocar o meu nome novamente à disposição do grupo; no sentido de contribuir neste momento importante de renovacão do comando do turismo brasileiro; no qual o Fornatur precisa fortalecer o seu posicionamento institucional; a sua articulacão política; sua atuação técnica; como integrante do núcleo gestor do turismo nacional; sempre em apoio aos estados e colegas dirigentes.
 
No processo em curso; duas outras honrosas candidaturas foram colocadas; as dos colegas Oreni Braga (AM) e Domingos Leonelli (BA); tendo sido a primeira retirada.
No intuito de buscar a harmonia e o consenso; imprecindíveis ao fortalecimento do Fornatur e a sua própria existência; iniciei um diálogo franco e transparente; com todos os secretários e dirigentes estaduais de Turismo; individualmente  e/ou; em bloco de região.
 
Por duas vezes; inclusive ontem; procurei o companheiro Leonelli  para debater as ideias e avaliar as manifestacões de voto dos colegas; propondo o consenso; evitando assim um embate tanto desnecessário quanto desgastante; em se tratando de um grupo de colegas iguais em suas missões e responsabilidades com o desenvolvimento dos seus estados e do turismo do Brasil. E o que me parece pior; entre dois representantes de uma mesma região. A coincidência de algumas manifestações; o próprio eventual resultado da eleição; prenunciam um constrangimento e consequências que; ao meu ver; devem ser evitados; mesmo respeitada a Democracia.
 
Se o momento atual  recomenda  perfil que una  experiência à capacidade de diálogo e  articulação; é baseado nestes atributos; com serenidade e bom senso; que mesmo avaliando quadro favorável; pelo que muito agradeço; fala-me mais alto na qualidade de ex-Presidente  o dever para com a instituição. Evitar desgaste e sobretudo constrangimentos desnecessários aos colegas e amigos; impõe-me o dever de retirar neste ato minha candidatura à Presidência na certeza de estar contribuindo ao processo.

Desde já e mais uma vez agradeço à todos; colocando-me à disposição de todos os colegas para que tenhamos; todos os estados; fortalecimento e conquistas no Turismo”.

 
Segundo Leonelli o Fórum Nacional de Secretários de Turismo tem desempenhado importante papel desde sua fundação em 2000 na arquitetura institucional do turismo no Brasil. “O Fornatur exerce sua missão institucional; inclusive na representação dos estados no Conselho Nacional do Turismo. Dentre os méritos está o de propiciar um espaço de cooperação – e até de amizade – num ambiente altamente competitivo; onde cada secretário tem a obrigação de puxar a sardinha para o governo do seu estado. É muito bom a gente sentir que o Brasil vale mais e é possível a união”; destacou ele recentemente numa carta aberta onde fala sobre a entidade.
 
Para ele; outros temas igualmente relevantes devem estar na pauta de prioridades do Fornatur:  as leis estaduais do turismo que completem e sejam mais precisas que a Lei Geral; a inclusão do turismo receptivo internacional como produto de exportação; a ampliação das verbas descentralizadas; tanto a nacional como a internacional; a questão tributária que possibilite a cobrança de impostos (ICMS e ISS) nos locais onde se dá o fato gerador das operações; a aviação regional; e o desafio do crescimento do turismo internacional.
 

Domingos Leonelli