Câmbio:

Idiomas:

Freixo reforça acolhimento aos norte-americanos e anuncia ações da Embratur nos EUA mesmo diante de tensões diplomáticas

PHOTO 2025 07 31 13 38 16 Freixo reforça acolhimento aos norte-americanos e anuncia ações da Embratur nos EUA mesmo diante de tensões diplomáticas
Presidente da Embratur afirma que Brasil vive o melhor momento do turismo internacional e reforça que “norte-americanos são muito bem-vindos” (Natália Strucchi/M&E)

Em meio às tensões recentes entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o Brasil — marcadas pelo tarifaço e por declarações agressivas que reacenderam o debate diplomático —, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, buscou apaziguar os ânimos e reforçar a mensagem de acolhimento. “Os norte-americanos são muito bem-vindos ao Brasil”, afirmou ele, em entrevista ao M&E, destacando a separação entre os discursos políticos e o desejo legítimo dos povos de se conectarem por meio do turismo.

Segundo Freixo, as relações diplomáticas brasileiras seguem pautadas pelo diálogo e pela soberania, e o atual governo mantém um posicionamento de respeito às nações. “Nenhum dos problemas atuais foi criado pelo Brasil. O governo Lula preza por relações respeitosas com o mundo inteiro”, enfatizou.

Freixo afirmou que o Brasil vive seu melhor momento no turismo internacional. Em 2023, o país recebeu 6,77 milhões de turistas — número que deverá ultrapassar os 8 milhões em 2024, superando a meta do Plano Nacional de Turismo para 2027, que era de 8 milhões, dois anos antes do previsto.

“O Brasil é um país desejado pelo mundo inteiro porque tem democracia, instituições funcionando, cultura, sol e praia, lazer e um povo acolhedor — além de um governo acolhedor”, disse Freixo.

Entre as principais ações da Embratur voltadas para o mercado norte-americano está a inauguração de uma galeria “Visit Brasil” em Nova York, prevista para novembro. A exposição será dedicada ao Pantanal e terá uma abordagem sensorial e imersiva. “Vamos mostrar o Brasil com ‘S’, com saber, sabor, cheiro, gastronomia, fotografia. O Brasil é uma obra de arte, e obras de arte se visitam em galerias”, afirmou Freixo.

Marca Nordeste será lançada na FIT Buenos Aires

Outro destaque da fala do presidente da Embratur foi o lançamento da marca “Nordeste”, previsto para acontecer durante a Feira Internacional de Turismo (FIT), em Buenos Aires. Segundo ele, a iniciativa — desenvolvida em parceria com o Consórcio Nordeste — busca posicionar a região como um destino unificado, à semelhança do que representa o Caribe para o mercado internacional.

“O Caribe não é um país, é uma marca. O Nordeste também pode ser. Com a expansão da malha aérea argentina para vários estados nordestinos, como Bahia, Pernambuco e Maranhão, ganhamos todos com uma promoção integrada”, disse Freixo.

COP30 na Amazônia: um desafio necessário

Freixo também comentou sobre os desafios logísticos para a realização da COP30, que ocorrerá em novembro, em Belém (PA). Diante da polêmica recente envolvendo a disparada de preços na rede hoteleira — com diárias chegando a saltar de R$ 350 para R$ 6.000 —, ele reconheceu as limitações da infraestrutura local, mas ressaltou o esforço do governo para garantir estrutura, incluindo o deslocamento de dois navios com mais de 6 mil leitos para acomodar participantes.

“Fazer uma COP na Amazônia é desafiador, mas é também simbólico e necessário. Não será um evento massivo, por limitações naturais da região, mas será uma COP de muito sucesso pela importância de se realizar em um estado amazônico”, finalizou.

Tópicos relacionados