Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Governo estuda isenção de visto para norte-americanos

Apesar disso, procura por destinos brasileiros caiu 16% em fevereiro (Foto: Carlos Severo/Fotos Públicas)

Brasil poderá isentar americanos de visto (Carlos Severo/Fotos Públicas)

O Ministério das Relações Exteriores estuda isentar os americanos de vistos para entrada no Brasil. Esta é uma das séries de ações que devem ser tomadas nos 100 primeiros dias do novo governo. De acordo com o colunista do jornal O Globo, Lauro Jardim, a isenção unilateral de vistos para americanos que desejam visitar o Brasil está entre as propostas.

Historicamente, o Brasil sempre adotou o princípio da reciprocidade, não havendo necessidade de vistos para estrangeiros quando os países de origem também os fazem para brasileiros. Os Estados Unidos chegaram a iniciar discussões para incluir o Brasil no programa visa waiver, que proporciona a isenção de visto de turismo, mas as negociações não avançaram. O Brasil na época não estava interessado em acabar com o visto.

Os americanos já possuem desde janeiro de 2018 o benefício do visto eletrônico para viajarem ao Brasil. De 1 de fevereiro a 2 de março de 2018 foram emitidas 14.654 autorizações nos Estados Unidos. Só em abril de 2018 foram emitidos 12.298 vistos, 44,17% mais que no mesmo período do ano anterior.

Receba nossas newsletters