Câmbio:

Idiomas:

Horário de verão pode impulsionar turismo e comércio, afirma FBHA

Horário de Verão
Praça do Relógio, em Taguatinga, no Distrito Federal (Reprodução/Fecomércio)

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) declarou apoio ao retorno do horário de verão no Brasil, destacando os efeitos positivos da medida sobre o consumo, o lazer e o equilíbrio do sistema energético. Para a entidade, a iniciativa pode impulsionar significativamente o setor terciário, com benefícios diretos para bares, restaurantes, comércio e atrações turísticas em todo o país.

Embora a economia direta de energia elétrica não seja mais tão expressiva quanto no passado, a FBHA argumenta que o principal ganho está na redistribuição do consumo ao longo do dia. Ao suavizar os picos de demanda no início da noite, o horário de verão contribui para reduzir a sobrecarga no sistema elétrico nacional e colabora com a eficiência energética.

Além do impacto no setor elétrico, o prolongamento da luz natural no fim do dia favorece a mobilidade urbana e estimula a circulação das pessoas após o expediente. Isso representa um estímulo direto ao consumo, especialmente em atividades ligadas ao lazer, gastronomia e turismo. “O horário de verão tem potencial para estimular a economia local e regional, ao ampliar o tempo disponível para o consumo e as atividades sociais”, afirma Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.

A federação também reforça que o setor de hospedagem e alimentação é especialmente sensível às variações de comportamento da população. Por isso, políticas públicas que incentivem a ocupação dos espaços urbanos, com segurança e infraestrutura, são vistas como estratégicas para dinamizar a economia e gerar novas oportunidades de negócios.

Tópicos relacionados