Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Hotéis terão R$1 bilhão de linhas de crédito do BNDES para a Copa e nova classificação

O ministro do Turismo; Luiz Barretto; participa hoje(13/01); no Palácio do Itamaraty; em Brasília; da assinatura da Matriz de Responsabilidade entre o governo federal; as prefeituras; os governos estaduais e os clubes cujos estádios sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014. Durante a cerimônia; com presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; será lançada linha de crédito do BNDES; no
valor de R$ 1 bilhão; para reforma; ampliação e construção de hotéis.

O novo produto do BNDES é fruto de uma articulação do Ministério do Turismo para expandir a capacidade hoteleira do país e atender as demandas da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Outra medida de estímulo à hotelaria; parceria entre o MTur; Ministério da Integração Nacional e bancos oficiais ; é o aumento de prazos para pagamento dos financiamentos com recursos dos Fundos Constitucionais do Centro- Oeste (FCO) ; Norte (FNO) e Nordeste (FNE).

O Brasil possui cerca de 28 mil meios de hospedagem; entre hotéis; pousadas e albergues. Barretto confirmou ainda o estudo em conjunto com o INMETRO e a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) para implantação de um novo sistema de classificação da hotelaria. A partir de março uma série de oito encontros estão previstos nas cinco regiões do país com o objetivo de estabelecer as matrizes para a nova classificação dos meios de hospedagem brasileiros.

Os encontros estabelecerão critérios para oito tipos de empreendimentos: resorts; pousadas; hotéis urbanos; flats; hotéis fazenda; hotéis de selva; hotéis históricos e os chamados “cama e café”. “O mercado necessita de uma padronização e um referencial para os meios de hospedagem; como demonstraram os processos de candidatura do país para a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016”; resume Ricardo Martini Moesch; Diretor do Departamento de Estruturação; Articulação e Ordenamento Turístico do MTur.

Segundo dados do Código Nacional de Atividades Econômicas do Ministério da Fazenda (CNAE); existem hoje no Brasil cerca de 28 mil estabelecimentos hoteleiros. Seis mil deles estão cadastrados no Ministério do Turismo; através do Cadastur. Com a nova classificação; o ministério espera ter um controle mais rígido em relação à qualidade dos serviços prestados; dando credibilidade à hotelaria brasileira.

A nova classificação é um dos três itens do acordo de cooperação celebrado entre o MTur; o INMETRO e a SBM; que prevê; também; o estudo de viabilidade para a implantação de um Hotel Conceito no Parque Tecnológico do INMETRO em Xerém (Duque de Caxias/RJ); e a criação de um selo de qualidade que atingirá os prestadores de serviços turísticos.

Receba nossas newsletters