Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

II Seminário Nacional do Novo Fungetur discute avanços na oferta de crédito

3b23319c f5a9 4f4a acd4 ca3f27adca1b II Seminário Nacional do Novo Fungetur discute avanços na oferta de crédito

O evento foi a oportunidade para gestores, representantes do trade turístico e agentes financeiros debaterem ações de promoção das melhores práticas de mercado na oferta de crédito (Roberto Castro/MTur)

O Ministério do Turismo, em parceria com a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), realizou o II Seminário Nacional Novo Fungetur (Fundo Geral de Turismo). O evento foi a oportunidade para gestores, representantes do trade turístico e agentes financeiros debaterem ações de promoção das melhores práticas de mercado na oferta de crédito a empreendedores turísticos privados.

O secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo do MTur, Carlos Henrique Sobral, destacou os objetivos para 2024 com o Fundo. “É uma determinação do ministro Celso Sabino fazer com que o Novo Fungetur, esse recurso disponível, possa chegar mais rápido à ponta e de forma mais desburocratizada. Este ano, a nossa meta é que possamos fazer com que todos tenham acesso, utilizando 100% do limite disponível do Fundo”, pontuou.

Já a diretora do Departamento de Investimentos, Crédito, Parceria e Concessões no Turismo, do MTur, Viviane de Faria, falou sobre a expectativa do Novo Fundo. “As perspectivas para este ano são ótimas para o setor do turismo. Os empresários do trade turístico são privilegiados com as condições das linhas de crédito do Novo Fungetur, um instrumento muito importante para alavancarem os negócios de turismo, sendo um agente transformador do setor”.

Operada com verbas do MTur, a linha de crédito ofertada pelo Fungetur permite que donos de pousadas, bares e restaurantes, entre outros, inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), tenham crédito para melhorar os seus negócios. São condições diferenciadas de pagamento para a obtenção de capital de giro, a realização de obras e a aquisição de equipamentos.

A secretária Executiva do MTur, Ana Carla Lopes, por sua vez, ressaltou o momento atual da política pública da pasta. “O turismo muitas vezes foi deixado de lado, e nessa gestão estamos trazendo o Novo Fungetur, com uma nova cara, com uma nova atratividade e nós temos que levar isso a todo o Brasil, porque assim conseguiremos atrair investimentos. Estamos trazendo mais eventos internacionais para o país, como o G20 e a COP30. Com isso a gente também dá um outro olhar para o turismo”.

VISÃO DE FUTURO – O presidente da ABDE, Celso Pansera, projeta a articulação dos investimentos do Fungetur com a nova indústria do Brasil. “Temos que colocar o turismo dentro da indústria de inovação da economia brasileira. No contexto da COP30, a gente precisa pensar linhas diferenciadas de financiamento para programas que considerem critérios como inovação, como descarbonização, que são as marcas que o Brasil vende, que a BDEA vai para fora para atrair turistas. Precisamos trabalhar nesses conceitos novos que ajudam a atrair turistas do exterior. O mundo olha para o Brasil nesse sentido”, destacou.

PAINÉIS – Dividido em seis painéis temáticos, o Seminário destacou questões sobre o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e o Mapa do Turismo Brasileiro, importantes instrumentos para acesso aos recursos do Fundo. Trouxe ainda, representantes do trade que abordaram a respeito das perspectivas de investimentos e os desafios em relação ao crédito.

FUNGETUR – Voltado preferencialmente a micro, pequenas e médias empresas e operado por 24 agentes financeiros credenciados, o Novo Fungetur permite acessar até R$ 15 milhões por linha de financiamento, tendo juros de até 8,86% ao ano e até 5 anos de carência. A relação de beneficiários inclui meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, restaurantes, cafeterias, bares e similares, bem como todos os empresários registrados no Cadastur.

Para acessar o Fundo, basta procurar uma das instituições financeiras habilitadas, às quais cabe analisar os pedidos e liberar os recursos. Desde que assumiu o cargo, o ministro Celso Sabino tem percorrido o país e estimulado a utilização do Fungetur pelo trade turístico. A iniciativa integra o “MTur Itinerante”, que promove a descentralização dos trabalhos do órgão e proporciona a exposição de ações e programas do Ministério em estados e municípios.

Receba nossas newsletters