A presidente do Conselho de Turismo e Negócios da Fecomercio; Jeanine Pires; participa hoje; (17/05); do World Travel & Tourism Council (WTTC); onde vai discutir maneiras de flexibilizar a entrada de brasileiros nos EUA e vice-versa. Segundo ela; o Brasil vive um bom momento nas relações turísticas com os EUA; o que pode contribuir para a mudança nas regras de emissão de visto.
“Existe; seja por parte da indústria turística brasileira; como da norte-americana; um desejo muito grande de avançar. O Congresso brasileiro já avançou na unificação do visto; que agora é de lazer e negócios; não é mais separado; e ao invés de valer por cinco anos passou a valer por dez; então já tivemos um avanço”. Mas Jeanine reforça que ainda temos muito que evoluir no assunto. “Para a economia norte-americana a ida de brasileiros é importante e para a economia brasileira a vinda de norte-americanos; que é praticamente o mesmo número de viajantes; também é. Então; eu acho que nessa hora a gente deve trabalhar para que barreiras sejam eliminadas e o visto é uma dessas barreiras”.
O principal ponto que presidente do Conselho vai defender no evento é a inclusão do Brasil no Visa Waiver Program; um programa do governo norte-americano que permite a permanência de estrangeiros no país por até 90 dias sem a necessidade de obtenção prévia de visto. Atualmente; o programa que só vale para viagens de turismo e negócios; recebe cidadãos de 36 nações.
Ela lembra que a flexibilização vai favorecer também a vinda de norte-americanos para o Brasil. “A legislação brasileira trata todos os países em pé de igualdade. E ela também procura trabalhar com reciprocidade; por exemplo; se o país exige visto de brasileiros o Brasil também exige visto deles; agora se o país não exige; nós também não exigimos.”