Por conta do fim do prazo legal para que a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) possa publicar as mudanças que estão previstas para o edital do projeto do trem de alta velocidade; o seu leilão deve ser adiado novamente. As alterações teriam de ser publicadas até 15 dias antes da data do recebimento das propostas; marcada para 11 de julho.
O trem; que deverá ligar Campinas; São Paulo e Rio de Janeiro terá um percurso de 511 quilômetros e deve custar cerca de R$33;4 bilhões; com até R$ 20 bilhões financiados pelo BNDES. A primeira vez que o leilão foi adiado foi em dezembro de 2010; sob alegação de que as empresas interessadas tinham muitas dúvidas sobre o projeto. Sendo transferido para abril de 2011; o leilão foi novamente adiado; e a justificativa dada foi que as empresas precisavam de mais tempo para finalizar acordos comerciais.
Apesar do terceiro adiamento; a intenção do governo é a de não prolongar mais o leilão. “A ideia é adiar em algo como dez; 20 dias; só o tempo suficiente para resolver essas pendências com o texto do edital”; afirma fonte ligada ao setor. Ainda segundo esta pessoa; a prioridade das autoridades é que o texto não seja alvo de questionamentos após a realização do leilão; apesar do possível desgaste político.
Entre as mudanças que o governo deve fazer no projeto estão a flexibilização de locais para a construção das estações e a adequação dos processos de transferência tecnológica; além disso; a forma como o conhecimento técnico do TAV será transmitido à outra companhia – provavelmente por meio da estatal Etav – será definida com o consenso do governo e o consórcio construtor; e não mais uma decisão unilateral do poder público; como se imaginava.