
A Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur); reunida hoje; 25; em Belém; Pará; elegeu por unanimidade e empossou a nova diretoria da entidade; que passa a ser presidida por Luiz Fernando Moraes; secretário de Turismo de Porto Alegre e vice-presidente na gestão que se encerra; liderada por Marco Antonio Castello Branco; da SPTuris.
A vice-presidência da entidade passa para Cláudio Tinoco Melo de Oliveira; da Saltur – Empresa Salvador de Turismo S.A. A chapa eleita tem ainda no Conselho de Administração a secretária de Turismo de Bento Gonçalves; Ivane Fávero; na vice-presidência Financeira; Pedro Guimarães; secretário adjunto de Turismo do Rio de Janeiro; na vice-presidência de Marketing; e Cláudia Pessoa; secretária de Promoção do Turismo de Maceió; na vice-presidência de Relações Internacionais.
Castello Branco passa a responder pela vice-presidência de Relações Parlamentares da associação. As vice-presidências regionais ficaram com Wady Khayat (Belemtur-Pará); pela Região Norte; Liviomar Pires da Costa (São Luis-Maranhão); pela Região Nordeste; Tasso Gadzanis (SPTuris-São Paulo); pela Região Sudeste; Sergio Rady (Pirinópolis-Goiás); pela Região Centro-Oeste; e Juliana Almeida Vosnika (Curitiba-Paraná); pela Região Sul.
Para o Conselho Fiscal foram eleitos Waldoilson dos Santos Leite (Aracaju-Sergipe); Augusto Barbosa Mariano (Bonito-Mato Grosso do Sul) e Jaime Gazola (Porto Velho-Rondônia).Para Castello Branco; que deixa a presidência; o fortalecimento institucional da Anseditur foi uma das maiores conquistas da sua gestão. “A Anseditur ganhou assento no Conselho Nacional de Turismo; no Fornatur e é membro do Comitê Gestor da Copa 2014; ou seja; a entidade entrou para os principais espaços de desenvolvimento do turismo do país.”
O papel de interlocução assumido pela entidade na esfera das políticas públicas do setor; a abrangência e a ampliação para 100% de participação dos secretários e dirigentes de Turismo das capitais e destinos indutores na entidade foram igualmente destacados por Castello.
A estruturação física e administrativa da Anseditur; com a conquista de uma sede para a entidade e de uma secretaria executiva profissionalizada estão entre os desafios da nova gestão; segundo Moraes. Outra meta é a realização de encontros por regiões; para dar aos temas regionais maior espaço de debate e de troca de experiências em problemas que são comuns a vários destinos.
“A diretoria é uma divisão de tarefas e não de hierarquia e temos uma grande responsabilidade conjunta de levar adiante o trabalho da gestão anterior que deu expressão nacional à Anseditur”; declarou o presidente eleito. A primeira reunião da nova diretoria deverá ocorrer no encontro da Anseditur em Natal (RN); em maio.
A reunião da Anseditur teve a presença da secretária nacional de Políticas de Turismo; do Ministério do Turismo; Isabel Mesquita. Em uma sessão solene durante o encontro foi anunciada a criação da Secretaria Municipal de Turismo da capital paraense em substituição à Coordenaria Municipal de Turismo-Belemtur. No evento; o prefeito Duciomar Costa entregou o projeto de lei que cria a nova pasta ao presidente da Câmara Municipal; Raimundo Castro; com pedido de urgência na tramitação.
Luiz Fernando Moraes