Câmbio:

Idiomas:

Lula se reúne com Celso Sabino para definir permanência no Ministério do Turismo

Ministro Celso Sabino defende tributação equilibrada para estimular crescimento econômico do Brasil
Partido determinou entrega de cargos, mas ministro articula para seguir no governo e manter protagonismo na COP 30 (Natália Strucchi/M&E)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá nesta sexta-feira (19) uma reunião decisiva com o ministro do Turismo, Celso Sabino, no Palácio da Alvorada. O encontro foi marcado em meio à crise aberta pelo União Brasil, que deu prazo de 24 horas para que seus filiados deixem os cargos no Executivo federal.

Sabino, no entanto, tem trabalhado para evitar a saída. Interlocutores lembram que o ministro não apenas conduz a preparação da COP 30, que será realizada em Belém em 2026, como também já manifestou a Lula o desejo de continuar na pasta, cogitando até se afastar temporariamente do partido.

Leia também: União Brasil ameaça expulsar Celso Sabino se ele seguir no governo

Além do papel institucional, a permanência no Turismo é vista por Sabino como estratégica para seu futuro político. Deputado federal pelo Pará, ele pretende disputar uma vaga no Senado em 2026, em aliança com o governador Helder Barbalho (MDB). O ministro conta ainda com a simpatia de Lula, que venceu no Pará no segundo turno de 2022 com 54% dos votos.

Embora tenha anunciado um “desembarque” do governo, o União Brasil segue ocupando três ministérios. No caso de Waldez Góes (Integração Nacional) e Frederico Siqueira Filho (Comunicações), ambos devem permanecer, já que são ligados ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e não diretamente à decisão partidária.

Com informações do O Globo.

Tópicos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *