
O ministro do Turismo, Celso Sabino, compareceu neste domingo (07) ao desfile de 7 de Setembro em Brasília, em meio à pressão do União Brasil para que deixe o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na tribuna de honra da Esplanada, Sabino chamou atenção ao usar um boné do governo com a inscrição “Brasil dos brasileiros”, em gesto de alinhamento com o Planalto.
Na semana passada (02), União Brasil e Progressistas anunciaram a saída da base de apoio a Lula, movimento que atinge diretamente Sabino e André Fufuca (Esportes). Ambos são pressionados por suas legendas a entregar os cargos, mas seguem cumprindo agenda oficial.
No caso de Sabino, a permanência no ministério ganhou peso extra diante de seu protagonismo nas negociações ligadas à COP30, que será realizada em novembro em Belém (PA). Mesmo que deixe a pasta, ele ainda teria papel relevante por ser deputado federal pelo Pará. De acordo com informações do Poder360, Sabino prefere participar do evento como ministro do Turismo.
Nos bastidores, a avaliação é de que Sabino tenta estender sua permanência no governo, reforçando vínculos com Lula e com a agenda federal no Pará, estado estratégico para 2026.