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Política / Serviços

Ministério do Turismo lança cartilha para bem atender os turistas LGBTQIA+

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Publicação, disponível de forma online e com versão para o acesso por meio de aparelhos móveis, como celular e tablet, conta com um sclarecimento sobre discriminação, identidade de gênero, orientação sexual e conceitos importantes (Divulgação)

O Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, disponibilizou a cartilha “Bem atender: turistas LGBTQIA+”. A publicação, disponível de forma online e com versão para o acesso por meio de aparelhos móveis, como celular e tablet, conta com um sclarecimento sobre discriminação, identidade de gênero, orientação sexual e conceitos importantes, como cisgênero e transgênero, não binário, transexuais, intersexo, homem e mulher trans e travesti.

Também disponibiliza a melhor maneira para se referir, principalmente à população trans para que não haja uma ação preconceituosa. “Trate as pessoas pelos pronomes de tratamento Senhor ou Senhora de acordo com a identidade de gênero. Se tiver dúvida, pergunte como a pessoa prefere ser chamada”, recomenda o Guia.

Outra dica é o tratamento sempre igualitário a casais LGBTQIA+, ou seja, da mesma forma como se trataria um casal heteroafetivo. “Em datas especiais, como Dia dos Namorados, considere a possibilidade de que dois homens ou duas mulheres sejam um casal. São casais da mesma maneira que os heterossexuais, portanto, devem receber o mesmo tratamento”, alerta a publicação.

Em casos em que haja reclamações que podem ser configuradas como possível LGBTQIAfobia – preconceito em virtude da identidade de gênero ou orientação sexual, ou todo e qualquer tipo de intolerância e violência direcionada a esse público em razão de sua orientação sexual e/ou identidade de gênero, a cartilha orienta a utilização da legislação contra a LGBTQIAfobia. O estabelecimento deve deixar claro a postura de respeito à diversidade.

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