MADRID – Celso Sabino, ministro do turismo do Brasil, está iniciando o ano de 2025 com muitas responsabilidades – e grandes objetivos. Para este ano, o executivo espera superar as marcas e números de 2024, que já foram números recordes. Além disso, este ano, Sabino passa a presidir o conselho executivo da ONU e tem entregas importantes, como a COP30 em Belém. Durante o primeiro dia de Fitur 2025, que acontece entre 22 e 26 de janeiro, em Madrid, Celso conversou com o M&E e compartilhou suas percepções e projeções para o futuro do turismo no Brasil.
“O Brasil, em 2024, foi só sucesso no turismo. Nós batemos o recorde de turistas brasileiros viajando dentro do nosso país. Só de avião foram mais de 118 milhões de passagens emitidas e voadas. Também batemos o recorde de turistas estrangeiros visitando o nosso país, com mais de 6 milhões de turistas estrangeiros. Fruto de um amplo trabalho, de melhorar nossa infraestrutura, de investimentos do governo. Foram mais de um trilhão de reais nas nossas rodovias, nos nossos portos, nos nossos aeroportos. E quem viaja, seja de ônibus, de trem, de navio ou de avião, pode perceber isso. As nossas estruturas estão bastante cheias, os aeroportos repletos de passageiros indo e vindo em todas as regiões do Brasil”, celebrou.
“O Brasil também melhorou e qualificou a sua promoção interna com grandes eventos como a retomada do Salão Nacional do Turismo, o Feirão Nacional do Turismo, a Feira da Abav. Também ampliamos e qualificamos a nossa promoção internacional, em todos os principais eventos do planeta”, completou.
A participação e apoio nas feiras e eventos, nacionais e internacionais, também seguirá a todo vapor em 2025. E com muito mais destaque. Além da Fitur, que ocorre agora, o Brasil também será o país de destaque da Anato – e esse tipo de exposição ajuda (e muito) a alcançar as novas metas.
“Quem anda hoje por Madrid pode ver que a cidade está toda decorada de Brasil. O fato de nós sermos o país homenageado nos ajuda bastante. Os ônibus circulando em Madrid com os atrativos turísticos nacionais, no aeroporto, nos hotéis, em placas em toda a cidade, com as propagandas do nosso país. Isso tudo contribuiu para que no ano passado a gente tivesse um ano de grande sucesso no turismo, e agora, em 2025, nós vamos repetir tudo o que foi feito no ano passado, crescendo ainda mais. Vamos repetir tudo que deu certo”, disse Celso.
“Vamos repetir tudo que deu certo”
“A nossa perspectiva nesse ano de 2025 é superar a marca do ano passado em turistas internos viajando no Brasil e também ultrapassar a linha dos 7 milhões de estrangeiros que vão visitar o Brasil nesse ano”, revelou.
Destaque na ONU e importante legado
Durante a Fitur, o ministro tomará posse oficialmente como o primeiro brasileiro a presidir o Conselho Executivo da ONU Turismo. Para Sabino, o reconhecimento e oportunidade é recebido com “muita alegria”. A ONU Turismo é uma entidade que tem mais de 50 anos e quase 200 membros. O Conselho Executivo é responsável por montar a pauta da agenda, é o conselho que elege o secretário-geral, que marca as reuniões, que elege os países em que ocorrerão essas reuniões, que define as diretrizes e as direções de que o turismo vai avançar. E Sabino será o responsável por presidir tudo isso.
“Eu estou muito honrado, com o coração cheio de felicidade, mas na cabeça o sentimento de que a responsabilidade é muito grande. Nós passamos a assumir uma agenda internacional do setor do turismo. A gente tem uma agenda muito importante da preservação do meio ambiente, de contenção das mudanças climáticas, de um turismo solidário, de um turismo sustentável, que a gente pretende colocar para que os dirigentes globais do turismo possam também incorporar nas suas agendas domésticas. Então, responsabilidade muito grande, uma honra ao Brasil estar a primeira vez ocupando essa cadeira e eu vou me esforçar muito, eu e toda a nossa equipe, para que nós possamos ter uma passagem marcante para o melhor do turismo global”, revelou.
COP30
O ministro também compartilhou as expectativas para a COP30. “A COP30 vai ser um grande sucesso. O Brasil, pela primeira vez, vai receber um número tão grande – no mesmo momento, de chefes de estado e representantes das nações para tratar de um tema tão relevante. O estado de Belém está sendo preparado com muito carinho e o povo do Pará é reconhecido mundialmente por ser um povo muito hospitaleiro. Estamos ansiosos para receber essas pessoas”, disse.
“O Pará no ano passado, 2024, teve um aumento de 49% do número de turistas internacionais em relação a 2023. A nossa perspectiva é que para esse ano de 2025 esse incremento seja ainda maior”, finalizou.
*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA