Câmbio:

Idiomas:

Mtur apoia ação para impulsionar turismo cultural em área quilombola

Foto de Editorial Mercado & Eventos

Editorial Mercado & Eventos

Publicado - 11/05/2010 - 19:46

Uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e a Associação dos Moradores do Campinho (Amoc) irá impulsionar o turismo cultural no Quilombo do Campinho. A área faz parte do projeto “Caiçaras; indígenas e quilombolas: construindo juntos o turismo cultural na região Costa Verde”; ação que consiste na formatação de um produto turístico competitivo relacionado com a realidade local; os interesses e valores da população; a diversidade cultural e as belezas naturais da região.
 
O objetivo é estruturar e qualificar produtos e serviços turísticos de 24 comunidades das regiões de Paraty (RJ); norte de Ubatuba (SP) e sul de Angra dos Reis (RJ); por meio da valorização e do resgate dos saberes e fazeres tradicionais e do desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária – aquele protagonizado pela comunidade; principal beneficiada pela atividade turística.
 
“A organização do turismo na nossa comunidade é muito importante. Em uma região que vive praticamente do turismo; o Turismo de Base Comunitária é uma grande saída para população”; destaca o presidente da Amoc; Wagner do Nascimento. Segundo Nascimento; os recursos buscados junto ao governo federal estão sendo utilizados tanto para debater como divulgar; estruturar e desenvolver o turismo na região.