Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

MTur divulga lista de cidades habilitadas a fazer parte dos Destinos Turísticos Inteligentes

Mapa do Brasil e conectividade aérea em cada mesa do Brasil MTur divulga lista de cidades habilitadas a fazer parte dos Destinos Turísticos Inteligentes

Ao todo, 42 municípios foram habilitados nesta primeira etapa classificatória (Arquivo/M&E)

O Ministério do Turismo (MTur) divulgou a lista (veja abaixo) com municípios habilitados a fazerem parte da estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). O objetivo da iniciativa é oferecer aos selecionados consultoria para realizar diagnóstico e auxiliar na construção de um plano de transformação, bem como apoiar no planejamento de um sistema de gestão de DTI.

Ao todo, 42 municípios foram habilitados nesta primeira etapa classificatória. A partir daí, serão escolhidos 10 municípios para participarem da estratégia. Os destinos não selecionados têm até o dia 12 de maio para encaminhamento de recurso administrativo, que será analisado pela Comissão, que contou com integrantes do MTur, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A divulgação final da primeira etapa ocorrerá no dia 17 de maio, momento em que será iniciada a fase de análise dos documentos classificatórios. Os destinos classificados serão anunciados preliminarmente no dia 26 de maio e o resultado final do edital, com o anúncio dos dez destinos classificados, será realizado no dia 7 de junho de 2023.

“O DTI é uma ação que transformará realidades, conferindo mais competitividade aos nossos destinos por meio do fortalecimento de eixos estruturantes que se relacionam com o turismo, como acessibilidade, sustentabilidade e inovação. É mais investimento no turismo do nosso Brasil”, destaca a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

DTI – As cidades que integrarão o projeto que visa transformá-las em DTIs vão passar por um diagnóstico que apontará uma estratégia para o desenvolvimento do turismo local, além da capacitação de gestores locais do setor. Os municípios definirão os seus cronogramas de implantação com base nos resultados da avaliação realizada e de acordo com as principais necessidades e possibilidades de cada um. O trabalho desenvolvido segue nove pilares: Governança; Inovação; Tecnologia; Sustentabilidade; Acessibilidade; Promoção e Marketing; Segurança; Mobilidade e Transporte; e Criatividade.

Etapas

Após a habilitação, a estratégia se dividirá em dois ciclos: o primeiro realizará um diagnóstico e um planejamento, onde é conhecida a situação em que a cidade se encontra, sendo o ponto de partida para o desenho de um Plano de Transformação que vai apoiar o município a transformar-se, de fato, em um destino turístico inteligente.

A segunda etapa será a execução das ações contidas no Plano para que o município consiga o Selo DTI Brasil, que pode ser obtido após o destino passar por uma auditoria realizada por técnicos do Ministério do Turismo junto a um ou mais representantes do Instituto Ciudades del Futuro — parceiro do MTur nesta iniciativa. A partir daí, a cidade entra em um processo de melhoria contínua, ampliando sua capacidade de enfrentar novos desafios sociais, políticos, tecnológicos e econômicos.

Cidades selecionadas

Maragogi (AL)
Fortaleza (CE)
Juazeiro do Norte (CE)
Anchieta (ES)
Aracruz (ES)
Cachoeiro de Itapemirim (ES)
São Mateus (ES)
Vila Velha (ES)
Vitória (ES)
Goiânia (GO)
Rio Quente (GO)
São Luís (MA)

Pouso Alegre (MG)

Bonito (MS)
Corumbá (MS)
Belém (PA)
Campo Mourão (PR)
Cascavel (PR)
Foz do Iguaçu (PR)
Guarapuava (PR)

Londrina (PR)
Paranaguá (PR)
Ponta Grossa (PR)
Pontal do Paraná (PR)

São José dos Pinhais (PR)
Nova Friburgo (RJ)
Capão da Canoa (RS)
Gramado (RS)
Pelotas (RS)

Porto Alegre (RS)

Itapema (SC)
Joinville (SC)
Laguna (SC)
Aracaju (SE)
Campinas (SP)
Campos do Jordão (SP)
Indaiatuba (SP)
Peruíbe (SP)

Santos (SP)
São José dos Campos (SP)
São Roque (SP)

Receba nossas newsletters