Como forma de fortalecer; estruturar; organizar e promover as iniciativas de Turismo de Base Comunitária (TBC) e inseri-las no mercado; o Ministério do Turismo (MTur); em parceria com o Instituto Casa Brasil de Cultura (ICBC); lançou; no dia 5 de janeiro de 2010; um concurso para a seleção de projeto de exposição para a II Mostra de Turismo de Base Comunitária do V Salão do Turismo – Roteiros do Brasil; que acontecerá de 26 a 30 de maio de 2010; em São Paulo (SP). Foram selecionadas propostas de três concorrentes; entre elas a Coralina Cultura e Cenografia; Essência Marketing LTDA e Will Marketing. Os prêmios variam entre R$ 10 mil; R$ 5 mil e R$ 3 mil para o primeiro; segundo e terceiro colocado; respectivamente. Ao todo; seis projetos foram apresentados.
Os critérios de julgamento foram clareza e qualidade do projeto; coerência entre proposta; cronograma e orçamento; diversidade da criação artística; originalidade; inovação; utilização de meios audiovisuais; criatividade; economicidade; utilização de materiais adequados à preservação ambiental; e relevância para o desenvolvimento das iniciativas de TBC no âmbito do MTur; por meio da associação dos destinos turísticos à oferta dos produtos e serviços de TBC.
Os projetos foram selecionados por uma banca composta por dois representantes do MTur com perfil de gestão de projetos e análise técnica em instalações de exposição artística e outro com experiência em projetos de eventos e de comercialização do turismo. E; ainda; por um representante do ICBC com experiência em execução e logística de exposição de stand e eventos. A banca foi composta também por dois representantes dos projetos de Turismo de Base Comunitária apoiados pelo MTur da Associação de Estudos Costeiros e Marinhos (Ecomar) e da Associação das Mulheres do Pesqueiros.
O próximo passo é a escolha de um único projeto; para a possível celebração de um contrato com vistas a execução da exposição. O autor da proposta finalista receberá; além da premiação; R$ 10 mil para o desenvolvimento de um projeto executivo da exposição.
O custo estimado para a execução total do projeto será de R$ 400 mil para a realização de três exposições de 100 metros quadrados cada. A primeira acontecerá durante o V Salão do Turismo e as outras serão definidas posteriormente.
Conheça as propostas vencedoras:
1° lugar: Coralina Cultura e Cenografia
A proposta denominada “Expointerativa” propõe um espaço onde o visitante terá a oportunidade de vivenciar um fragmento da experiência do Turismo de Base Comunitária. O turista escolhe o lugar; a viagem; o destino; mas não escolhe o conteúdo da experiência que se aproxima. Como se as comunidades envolvidas se constituíssem em diversos pacotes de surpresas a serem descobertas.
A identidade visual foi baseada em um pacote postal; com selos; destinatários; remetentes e carimbos. Ao entrar no pacote postal gigante; o visitante poderá; mesmo de longe; desbravar o desconhecido por meio da experiência de se envolver com os povos do Brasil como agente transformador a ser transformado pelo envolvimento e pela responsabilidade social.
A proposta visa promover a interação do visitante com os projetos. As ferramentas são diversas e distribuídas em três ações principais e uma opcional entre labirinto; cine e guia turístico interativo e selos postais.
2º lugar: Essência Marketing LTDA – ME
A partir da ideia de que o turista busca no Turismo de Base Comunitária uma experiência singular com a história da comunidade visitada; a Marqueteria desenvolveu uma proposta em que se propõe a interação via livro. O livro simboliza e materializa a história das comunidades. Por meio da proposta; o visitante poderá conhecer e interagir com imagens e informações dos projetos.
3º lugar: Will Marketing
A proposta segue a ideia da I Mostra de Turismo de Base Comunitária; na qual foi trabalhado o conceito do ciclo de transformação da borb