Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

MTur e BID se reúnem para elaborar plano de ações climáticas para o turismo brasileiro

481723f2 9960 40f5 9fd5 85b514a1c6ab MTur e BID se reúnem para elaborar plano de ações climáticas para o turismo brasileiro

Equipe se reuniu em Brasília (DF) para tratar do assunto. Crédito: Arquivo Pessoal (Divulgação)

O Ministério do Turismo (MTur) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) promoveram uma oficina de trabalho para a elaboração de um futuro Plano de Ações Climáticas para o turismo brasileiro. Entre os pontos discutidos no encontro estavam a inclusão de ações climáticas no novo Plano Nacional do Turismo (PNT), a conexão com as políticas de ação climática já delimitadas no país e a elaboração de soluções financeiras voltadas aos investimentos sustentáveis.

“Com este plano estratégico de ações climáticas, o Brasil pode promover a utilização de fontes renováveis, conservar áreas protegidas e incentivar práticas sustentáveis nas atividades turísticas. Isso não apenas ajudará a mitigar os impactos das mudanças climáticas, mas também fortalecerá a imagem do Brasil como um destino comprometido com a preservação ambiental, atraindo turistas conscientes e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do país”, disse a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

Além do MTur e do BID, participaram do encontro representantes dos Ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

“O apoio aos países da América Latina e do Caribe para o desenvolvimento de modelos mais resilientes de turismo e o aumento das capacidades de gestão climática no setor são eixos fundamentais da atuação do Banco. A pauta ação climática em turismo ainda tem muito espaço para avanço em nossa região e ter um país como o Brasil (com sua amplitude e diversidade) como parceiro nessa temática, apoiando a semente para um futuro plano de ação climática em turismo, é uma oportunidade ímpar de geração de impacto tanto local, como regional”, disse a especialista em Turismo do BID, Juliana Betini.

Receba nossas newsletters