O Ministério do Turismo promoverá uma blitz educativa para sensibilizar a população contra a exploração sexual de crianças e adolescentes na Esplanada dos Ministérios; em Brasília (DF); na quarta-feira (18/05). Representantes do MTur e cerca de 100 alunos de cursos de Turismo do Distrito Federal participarão do movimento; fazendo a distribuição de panfletos e a adesivagem de veículos.
A mobilização terá início às 14h e acontecerá no gramado em frente à Catedral e em outros quatro semáforos da Esplanada dos Ministérios. A iniciativa faz parte de mobilização pelo dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
De acordo com a secretária Nacional de Políticas de Turismo; Bel Mesquita; o Ministério do Turismo apóia todas as iniciativas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. “O MTur não está de olhos fechados para este tipo de prática criminosa. Queremos que a sociedade denuncie; não aceite esse crime nos nossos destinos turísticos”; disse.
Dados do Disque Direitos Humanos (Disque 100); coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH); mostram que; de março de 2003 a março de 2011; o serviço recebeu 52 mil denúncias de violência sexual contra este público; sendo que 80% das vítimas são do sexo feminino.