Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Na Arábia Saudita, ministro de Porto e Aeroportos afirma que “Brasil virou janela de oportunidades”

353a5dee 0add 443c bbe4 9459ebdfb9e5 Na Arábia Saudita, ministro de Porto e Aeroportos afirma que "Brasil virou janela de oportunidades"

Comitiva brasileira em Riade busca novos investimentos para os modais de transportes no país (Divulgação)

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que “o Brasil é hoje uma grande janela de oportunidade para novos investimentos estrangeiros”, durante seu discurso no seminário empresário Brasil-Arábia Saudita, realizada nesta quarta-feira (29) em Riade, que tem por objetivo buscar novos investimentos para o desenvolvimento dos modais de infraestrutura do país.

De acordo com o ministro, isso se explica por diversos fatores, entre eles: o fortalecimento das instituições brasileiras, a segurança jurídica, a estabilidade econômica, a previsibilidade e um ambiente de negócios favorável. Já de acordo com relatório do Banco Mundial, o Brasil é o segundo país mais procurado por investidores internacionais.

“Isso demonstra que temos alta rentabilidade para os investidores, maior do que qualquer investimento na Europa ou no mercado americano. Isso, sem dúvida alguma, é um instrumento que fortalece a possibilidade de novos investimentos”, afirmou Costa Filho.

Novos aportes

Para o setor portuário, o Governo Federal trabalha para criar, nos próximos cinco anos, mais de 30 novos portos. Para isso, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), o objetivo é ampliar a parceria bilateral e atrair novos investimentos de países Árabes, com a finalidade de ampliar o transporte de cabotagem e aperfeiçoar a infraestrutura do modal, para ampliar os investimentos e o escoamento da produção brasileira.

Para captar novos aportes privados e alavancar a agenda portuária, o MPor está finalizado o programa Navegue Simples. Atualmente em fase de estruturação, o programa tem como escopo simplificar processos que envolvam a análise conjunta de processos entre Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) e a Antaq. “É uma iniciativa que, certamente, causará impacto positivo na atividade econômica e na atração de investimentos”, ressaltou Silvio Costa Filho.

É através dos nossos portos que nós queremos ampliar as nossas exportações. Todas as parcerias são muito bem-vindas ao país, por isso queremos nos colocar à disposição de todos para compartilhar os projetos e, de maneira objetiva, tentar desburocratizar para trazer esses investimentos ao Brasil, conclui o titular da pasta de Portos e Aeroportos.

Receba nossas newsletters