Na manhã desta quarta-feira (17), a SPTuris lançou oficialmente o seu Plano Municipal de Turismo (Platum) para os anos de 2015-2019. No material estão definidos os programas e ações necessárias para o fomento e crescimento do turismo na cidade de São Paulo. Segundo Luciane Leite, diretora de Turismo e Entretenimento, as demandas foram pesquisadas com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e também com o trade turístico. “As informações que levantamos apontam a real situação da cidade hoje e nos ajudaram a definir os objetivos e nossa linha de atuação para os próximos quatro anos”, disse.
De acordo com a diretora, entre os principais objetivos do documento elaborado estão a valorização da autoestima do paulistano, a inserção de pautas do turismo na agenda política municipal, o estimulo de uma maior permanência dos visitantes estendendo o final de semana, a consolidação do destino como um dos mais competitivos da América Latina, e o incentivo a sua comercialização. “Todos esses trabalhos serão norteados ainda pela sustentabilidade, cooperação e participação, acessibilidade, inclusão, respeito a diversidade, inovação e bom ambiente para negócios”, completou Luciane.
A diretora falou da importância em promover ações conjuntas com o setor privado. “Temos que otimizar os recursos. Não dá para pensar em turismo sem essa parceria público-privado”, afirmou. Ela ainda comentou sobre o processo de monitoramento de dados e resultados para o planejamento das ações definidas no novo plano. “Precisamos de indicadores para mostrar como o turismo é importante para a cidade. Estamos buscando novos dados e indicadores para contribuir com nosso trabalho”, explicou.
Outro tema em destaque no Platum é a qualificação. “São Paulo já é diferenciado pelo seu serviço e oferta, mas não podemos nos esquecer de qualificar sempre”, declarou. Finalizando ela também falou da nova parceria com a Aprecesp para o fomento das cidades do interior do estado. Na ocasião, foi assinado um acordo de cooperação entre a SPTuris e a entidade.