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Plano Brasis é detalhado em apresentação técnica durante evento em São Paulo

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Janaina Brito

Publicado - 21/07/2025 - 16:56

Bruno Reis e Ana Paula Jacques da Embratur 1 1 Plano Brasis é detalhado em apresentação técnica durante evento em São Paulo
Bruno Reis e Ana Paula Jacques, da Embratur, apresentaram o plano aos presentes (Ana Azevedo/M&E)

SÃO PAULO – Durante a entrega oficial do Plano Brasis ao estado de São Paulo, realizada nesta segunda-feira (21), os técnicos da Embratur Bruno Reis e Ana Paula Jacques conduziram uma apresentação detalhada sobre os fundamentos, estrutura e objetivos do novo plano de promoção internacional do turismo brasileiro para o período de 2025 a 2027.

A apresentação, feita na sede da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, reforçou o caráter estratégico e orientado por dados do plano, fruto de um trabalho iniciado ainda em 2023. Segundo Ana Paula Jacques, o Plano Brasis responde a uma lacuna histórica na organização da promoção turística do país no exterior. “Nos últimos anos, o Brasil atuou de forma desarticulada. Agora temos uma estratégia baseada em dados, pesquisas e análise geopolítica. Não é achismo: é inteligência de mercado aplicada ao turismo”, afirmou.

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Entre os destaques, os técnicos apresentaram a metodologia utilizada para mapear mercados prioritários, avaliar a concorrência internacional e traçar posicionamentos regionais. Foram realizadas pesquisas com mais de 2.400 participantes, incluindo especialistas do setor e observadores de fora da indústria do turismo, uma das inovações do plano.

“Não olhamos apenas para dentro do trade. Fomos buscar referências fora da indústria turística para entender como nos posicionar melhor globalmente”, explicou Bruno Reis, diretor de marketing e sustentabilidade da Embratur.

Bruno Reis destacou que o plano está alinhado ao Plano Nacional de Desenvolvimento do Turismo e será revisto a partir de 2027, para acompanhar mudanças no cenário internacional. “Nossa brasilidade é nosso principal diferencial competitivo. O plano busca potencializar essa autenticidade com foco em conversão, resultados e posicionamento”, afirmou.

Ele também explicou que, embora tenha uma visão nacional, o plano está sendo personalizado para cada estado, de forma a acelerar a implementação regional. “Não faria sentido esperar que todos os estados redesenhassem suas estratégias a partir de um documento genérico. Por isso, cada entrega está sendo feita com um olhar específico para a realidade local”, completou.

Marcelo Freixo presidente da Embratur Plano Brasis é detalhado em apresentação técnica durante evento em São Paulo
Marcelo Freixo, presidente da Embratur (Ana Azevedo/M&E)

Durante o evento, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ainda destacou o alcance e o cronograma da entrega do plano pelo Brasil. Em resposta ao M&E, Marcelo disse: “Esse mês completamos 11 estados entregues. E aí, quando eu comemoro os 11, a equipe me lembra: faltam 16”, brincou. Segundo ele, a meta é apresentar o plano nas 27 unidades da federação até o final de sua gestão, em 2026.

“Quando vamos a cada estado, preparamos uma entrega adaptada à realidade local. Um estado como São Paulo tem mais de uma estratégia interna. Então, o trabalho é grande, mas essencial”, concluiu.

Freixo também confirmou que diversos estados já começaram a executar ações com base no plano. “E o mais importante: temos um mecanismo de acompanhamento. Não é um plano para foto ou gaveta, é um plano com metas, avaliação de desempenho e ajustes constantes. Queremos que ele funcione como política pública e coloque o turismo onde ele deve estar: como ferramenta decisiva de desenvolvimento, emprego e renda”, finalizou.

Com a entrega a São Paulo, a Embratur segue o cronograma de regionalização do Plano Brasis, que deve alcançar todos os estados brasileiros até o final 2026, promovendo uma política de promoção internacional descentralizada, coordenada e orientada por resultados.