A construção de estradas e acessos em destinos turísticos brasileiros foram os principais projetos apoiados pelo Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur); em 2010. Essas intervenções representam 52;48% dos recursos empregados pelos estados e municípios que participam do programa; informou o secretário de Programas de Desenvolvimento do Turismo do MTur; Colbert Martins; em audiência pública; ontem; na Câmara dos Deputados; em Brasília.
Projetos para realização de estudos e pesquisas; colocados em segundo lugar; foram contemplados com 17;7% dos recursos. Os de infraestrutura e serviços básicos tiveram 10% das verbas. Martins; convidado para explicar o Prodetur aos membros da Comissão de Turismo e Desporto; fez uma breve exposição sobre o andamento do programa: “Antes mesmo de os participantes assinarem contrato de financiamento com os agentes financeiros do programa; o Ministério do Turismo tem adiantado recursos relativos à contrapartida”; explicou.
O Prodetur é desenvolvido pelo Ministério do Turismo para estimular a estruturação da atividade turística de forma sustentável no país. Atualmente; conta com a adesão de 38 estados e municípios de todas as regiões. Destes; 24 tiveram suas propostas; que somam US$ 1;5 bilhão; aprovadas pela comissão do governo que autoriza financiamentos externos. Ceará e Pernambuco já assinaram o contrato de financiamento externo; última fase da tramitação do processo. Os agentes financeiros do programa são o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Corporação Andina de Fomento (CAF).