Até o fim deste mês; o Ministério do Turismo e o Instituto Marca Brasil dão início ao segundo módulo do Projeto Gestão & Planejamento de Destinos Turísticos em 18 cidades brasileiras. Ao todo; serão 17 estados contemplados. O objetivo é ampliar a metodologia usada no projeto 65 Destinos Indutores do Turismo no País.
No primeiro módulo do trabalho; denominado Competitividade do Destino: Posicionamento e Formação do Grupo Gestor; foi apresentado o Índice de Competitividade do Turismo Brasileiro; formado o Grupo Gestor do destino; que irá trabalhar no projeto; e assinado o Termo de Compromisso. Com este segundo módulo; intitulado Competitividade do Destino: Planejamento e Gestão; será feita uma reflexão mais aprofundada acerca do papel desse Grupo Gestor.
Segundo a diretora técnica do Projeto no Instituto Marca Brasil; Tânia Brizolla; o município adquire um conjunto valioso de conhecimentos e informações práticas voltadas para a gestão de destinos e aumento de sua competitividade. “O Gestão & Planejamento de Destinos Turísticos vem sendo muito bem recebido em todos os municípios. Aproximadamente; 50 Grupos Gestores foram formalizados; em um trabalho de qualificação para cerca de 750 pessoas. Isso irá beneficiar toda uma região; e não apenas o município abrangido”; afirma.