Câmbio:

Idiomas:

Projeto prevê isenção de taxa de passaporte para pessoas com deficiência

f33ce904 0caa 41a0 a6ae e78f9be0e74e Projeto prevê isenção de taxa de passaporte para pessoas com deficiência
Texto foi aprovado em comissão da Câmara e segue para análise em caráter conclusivo (Polícia Federal/ Divulgação)

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou no dia 15 de julho o Projeto de Lei 1366/25, que propõe a isenção da taxa de emissão da primeira via do passaporte para pessoas com deficiência.

De autoria do deputado Max Lemos (PDT-RJ), o projeto determina que a gratuidade seja aplicada apenas à primeira solicitação do documento. A segunda via continuará sendo cobrada normalmente, conforme a legislação atual.

Se aprovado, caberá ao Ministério das Relações Exteriores, junto aos órgãos competentes, regulamentar e colocar em prática a isenção.

O parecer favorável foi apresentado pelo relator da proposta, deputado Leo Prates (PDT-BA). Ele destacou que a medida representa um passo importante para a inclusão, ao reduzir barreiras econômicas que dificultam o acesso de pessoas com deficiência ao direito de ir e vir. “É uma ação que contribui para a liberdade de locomoção, um direito fundamental ainda mais desafiador para esse grupo da população”, afirmou.

O projeto ainda será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, precisa ser aprovado também pelo Senado.

Com informações de Agência Câmara de Notícias

Tópicos relacionados