Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Política

Salão Nacional do Turismo: conheça as cidades que passam a integrar o DTI

427c82af 7596 4dd6 959b 815ea8c13f38 Salão Nacional do Turismo: conheça as cidades que passam a integrar o DTI

Salão Nacional do Turismo foi palco para representantes do Ministério do Turismo e do Sebrae compartilharam insights durante a oficina “Destinos Turísticos Inteligentes (DTI)” (Divulgação)

O Salão Nacional do Turismo foi palco para representantes do Ministério do Turismo e do Sebrae compartilharam insights durante a oficina “Destinos Turísticos Inteligentes (DTI)”. A dinâmica abordou a transformação de localidades turísticas no Brasil e, ao final, foram divulgadas as cidades que passam a integrar a metodologia DTI: Goiânia (GO), Bonito (MS), Foz do Iguaçu (PR), Ponta Grossa (PR), Joinville (SC), Gramado (RS), Fortaleza (CE), São Luís (MA), Vila Velha (ES), Santos (SP) e Belo Horizonte (MG).

Durante a reunião, houve destaque à necessidade de ações conjuntas entre o setor público, a iniciativa privada e agentes de turismo. Além disso, autoridades públicas representantes dos estados presentes relataram suas experiências a partir da integração à Rede de Destinos Turísticos Inteligentes. Um dos benefícios apontados foi a melhoria da experiência dos visitantes e da qualidade de vida dos residentes locais.

Estiveram presentes representantes do Instituto Ciudades del Futuro – parceiro do Ministério do Turismo no desenvolvimento da metodologia -, das cidades que compõem a Rede DTI e a diretora de Planejamento, Inteligência, Inovação e Competitividade no Turismo do MTur, Bárbara Blaudt, entre outros. Segundo ela, a Rede de Destinos Turísticos Inteligentes significa o futuro do setor.

A metodologia DTI opera atualmente em 28 destinos no Brasil, que se encontram em processo de transformação para se tornarem Destinos Turísticos Inteligentes. A reunião ressaltou a importância da transformação dos destinos turísticos para torná-los mais inteligentes, sustentáveis, acessíveis e adequados ao público. Durante a discussão, foram feitas perguntas para que os integrantes da dinâmica participassem do debate juntamente com os palestrantes.

Os benefícios da Rede DTI incluem o intercâmbio de práticas bem-sucedidas, o fortalecimento da governança e promoção conjunta. Destinos, empresas e instituições, incluindo o Sebrae, estão unidos para impulsionar a transformação do turismo no Brasil, buscando alcançar padrões internacionais e criar uma indústria mais sustentável e inclusiva.

Receba nossas newsletters