Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Sessão solene na Câmara reúne ministro e autoridades para comemorar 20 anos do MTur

WhatsApp Image 2023 08 21 at 8.20.05 PM Sessão solene na Câmara reúne ministro e autoridades para comemorar 20 anos do MTur

Homenagem ao Ministério do Turismo (Divulgação)

A Câmara dos Deputados realizou uma Sessão Solene para comemorar os 20 anos do Ministério do Turismo, nesta segunda-feira (21). Concebido em 2003 pelo então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o MTur foi o primeiro Ministério do governo federal dedicado exclusivamente à construção de políticas públicas para o desenvolvimento do setor.

Participaram da solenidade diversas autoridades, o atual ministro do Turismo, Celso Sabino, toda a equipe do ministério do Turismo, o deputado federal Felipe Carreras, o ex-ministro Vinicius Lummertz, que representou todos os ex-ministros, entre outros. A agenda de Sabino no Congresso Nacional seguirá nesta terça-feira (22), com o MTur Itinerante. O titular da pasta vai apresentar planos de ação à Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal.

WhatsApp Image 2023 08 21 at 8.20.05 PM1 Sessão solene na Câmara reúne ministro e autoridades para comemorar 20 anos do MTur

Celso Sabino e Vinicius Lummertz (Divulgação)

Já na quarta-feira (23) pela manhã, Sabino estará na Liderança do Governo na Câmara dos Deputados, a fim de atender parlamentares e expor oportunidades de ações conjuntas com o Legislativo. À tarde, o ministro do Turismo estará presente em audiência da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, ocasião na qual também vai detalhar as iniciativas organizadas pelo MTur para os próximos anos.

A criação do MTur desencadeou uma série de ações estruturantes no setor, cujos efeitos persistem. Uma delas, ainda no mesmo ano de 2003, foi o lançamento do primeiro Plano Nacional do Turismo (PNT), construído de forma colaborativa entre gestores públicos e privados e que estabeleceu diretrizes e estratégias na área. O PNT teve três edições publicadas, e o Ministério do Turismo já trabalha atualização do documento para os próximos anos.

Receba nossas newsletters