
Em uma declaração publicada na noite desta segunda-feira (23), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que Irã e Israel chegaram a um acordo de cessar-fogo e que a guerra — iniciada há 12 dias — deve ser encerrada oficialmente nas próximas 24 horas. Até o momento, os governos dos dois países ainda não confirmaram o acordo, mas uma autoridade iraniana ouvida pela agência Reuters disse que o Irã aceitou a proposta.
A mediação teria contado com o envolvimento direto do emir do Catar, em articulação com Trump e o vice-presidente J.D. Vance, após um ataque iraniano a uma base americana em solo catariano nesta segunda-feira. Segundo a agência, o Catar também teria atuado para convencer o Irã a aceitar o acordo, que prevê a suspensão total das hostilidades após a conclusão das últimas operações militares em andamento.
O anúncio ocorre em meio a uma escalada de tensões, marcada por ataques aéreos, ameaças mútuas e movimentações militares de ambos os lados. Segundo análise publicada pelo G1, o revide iraniano aos bombardeios americanos no fim de semana foi precedido por avisos e medidas que indicam um esforço para evitar vítimas e sinalizar disposição para o recuo. Mísseis foram interceptados e cidades evacuadas previamente, o que reforça a leitura de que o Irã também buscava um desfecho negociado para o embate.
O cessar-fogo, se confirmado, pode aliviar a pressão sobre o tráfego aéreo e os fluxos turísticos na região do Oriente Médio, afetados nas últimas semanas por fechamentos de espaço aéreo e cancelamentos de voos em países como Qatar, Emirados Árabes Unidos e Kuwait. O setor de turismo, especialmente o corporativo e religioso, aguarda com cautela os desdobramentos do acordo e possíveis retomadas de rotas e serviços.
Confira, abaixo, a publicação de Trump na íntegra (traduzido):
Donald J. Trump
@StateDept_NEA
“PARABÉNS A TODOS! Foi totalmente acordado por Israel e Irã que haverá um CESSAR-FOGO completo e total (em aproximadamente 6 horas a partir de agora, quando Israel e Irã tiverem encerrado e concluído suas missões finais em andamento!), com duração de 12 horas, ao fim das quais a guerra será considerada ENCERRADA! Oficialmente, o Irã iniciará o CESSAR-FOGO e, na 12ª hora, Israel também iniciará o CESSAR-FOGO e, na 24ª hora, o FIM oficial da GUERRA DE 12 DIAS será saudado pelo mundo. Durante cada período de CESSAR-FOGO, o outro lado deverá permanecer PACÍFICO e RESPEITOSO.
Partindo da premissa de que tudo funcionará como deve — e funcionará — gostaria de parabenizar ambos os países, Israel e Irã, por demonstrarem resistência, coragem e inteligência para encerrar o que deve ser chamado de “A GUERRA DE 12 DIAS”. Esta foi uma guerra que poderia ter durado anos e destruído todo o Oriente Médio — mas não durou, e nunca durará!
Deus abençoe Israel, Deus abençoe o Irã, Deus abençoe o Oriente Médio, Deus abençoe os Estados Unidos da América, e DEUS ABENÇOE O MUNDO!
DONALD J. TRUMP
PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
23 de junho de 2025, 19h02″