Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Turismo como vetor de desenvolvimento sustentável entra no programa “Brasil Participativo”

52889697211 84bde1f6bf k Turismo como vetor de desenvolvimento sustentável entra no programa "Brasil Participativo"

Ato de lançamento das plenárias estaduais do Plano Plurianual (PPA) Participativo, e da plataforma digital Brasil Participativo (Ricardo Stuckert/PR)

O Governo Federal lançou o programa “Brasil Participativo”, que busca incluir a participação social na elaboração do Plano Plurianual – PPA Participativo 2024-2027. A ideia é contribuir com a construção de políticas públicas essenciais para o Turismo do país, fortalecendo o setor. Além do Turismo, as outras áreas econômicas e sociais do governo também participam da iniciativa, iniciada nessa quinta-feira (11), em Salvador (BA), com a presença do presidente Lula.

Na plataforma, o setor participa através do programa “Turismo, esse é o destino”, que busca posicionar o turismo como vetor de desenvolvimento sustentável e aumentar a competitividade dos destinos e produtos turísticos brasileiros, democratizando o acesso à atividade turística aos cidadãos brasileiros.

“Atenção representantes dos setores turísticos e da sociedade civil. Contribuam com sugestões para o desenvolvimento do turismo brasileiro nos próximos anos. Sabemos do potencial turístico do nosso país e de suas peculiaridades regionais, por isso contamos com a participação de vocês para transformar este potencial em realidade e entregar um turismo inclusivo, competitivo e democrático para toda a população brasileira”, destacou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

52890148868 b735fd5c7e k Turismo como vetor de desenvolvimento sustentável entra no programa "Brasil Participativo"

Presidente Lula no Ato de lançamento das plenárias estaduais do Plano Plurianual (PPA) Participativo, e da plataforma digital Brasil Participativo (Ricardo Stuckert/PR)

Podem participar todos os cidadãos e cidadãs brasileiros, de forma individual ou organizados em conselhos, coletivos, grupos ou movimentos. Além da capital baiana, acontecerão outras 25 plenárias estaduais e uma distrital até o dia 10 de julho. Os interessados também podem participar através da plataforma Brasil Participativo.

Na plataforma, os participantes terão a opção de eleger três programas prioritários, em um conjunto de 20 grandes programas do governo federal, além de apresentar três propostas e votar em outras três.

PRÓXIMOS PASSOS – Entre julho e agosto, as propostas e programas mais votados serão analisados pelo Governo Federal. Em seguida, vão constar no Projeto de Lei (PL) encaminhado para o Congresso Nacional até 31 de agosto, que deve ser votado ainda em 2023 para ser colocado em prática a partir de 2024, com as demandas e contribuições da população brasileira.

Receba nossas newsletters