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​Costa Verde lança Guia Cultural bilíngue

Turistas e os próprios moradores que procuram a Costa Verde terão uma nova opção na hora de escolher uma programação Cultural. Com previsão para ser lançado em novembro, a Ampla patrocina o Guia Cultural da Costa Verde. A equipe da Editora Cidade Viva está em campo para a realização de visitas técnicas e documentação fotográfica de atrativos para a produção do Guia, realizando um levantamento integrado de cerca de 100 atrativos culturais das cidades de Paraty, Angra dos Reis, Mangaratiba e Itaguaí. O objetivo é reunir tanto os componentes de valor cultural, com relevâncias históricas e naturais, já consagrados na região, bem como seu potencial turístico não convencional, um dos mais significativos do Rio de Janeiro.  

O projeto, apresentado pelo Ministério da Cultura, é uma realização da Editora Cidade Viva e, além do patrocínio da Ampla, tem co-patrocínio da TAESA (Transmissora Aliança de Energia Elétrica) e apoio SEBRAE/RJ. “Queremos ir além da prestação do serviço como distribuidora de energia elétrica, queremos levar cultura e opção de lazer para nossos clientes. Além disso, para nós é importante valorizar a população local de cidades da nossa área de concessão, mostrando o que há de bom em cada uma delas”, comenta Ana Paula Caporal, gerente de responsabilidade social da Endesa Brasil.

“O número de pessoas que desejam praticar o chamado turismo convencional – visitar um local, ver, fotografar, filmar, partir para outro local e repetir a receita – vem diminuindo. Cada vez mais, a busca é pelo conhecimento da cultura, de pessoas, hábitos e lugares diferentes daqueles de seus ambientes de origem”, observa o gestor cultural e diretor da Editora Cidade Viva, Fernando Portella. “Os interesses passaram a ser por atrativos divulgados em escala menor, como a Ciranda de Tarituba, a dança do Jongo, em Angra dos Reis, o Forte Defensor Perpétuo, em Paraty. Nesse sentido, o produto cultural ganha maior peso e se evidencia também como gerador de renda”, conclui Portella.

“Já havíamos patrocinado anteriormente o “Guia Cultural do Vale do Café” e achamos o resultado excelente! O “Guia da Costa Verde” vem dar continuidade a um projeto que  valoriza o estado do Rio de Janeiro, como também sua cultura,  gastronomia, artesanato e hotelaria, contribuindo de forma positiva para  o crescimento turístico e econômico da região”, diz o Diretor de Gestão Empresarial da Taesa, Sergio Malta. “A TAESA acredita que incentivar a cultura é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais promissora”, conclui.

O Guia Cultural da Costa Verde levará o leitor diretamente à fonte de produção de artistas plásticos e artesãos, listará oficinas e ateliês sediados ao longo dos municípios. Os visitantes serão guiados aos restaurantes, bares e cafés pitorescos, bem como às fazendas históricas e centros culturais. O Guia contará ainda com um calendário com as principais festas e eventos da região. Sítios arqueológicos, reservas naturais e ambientais também estarão assinalados. O guia destacará também quais os atrativos culturais estão aptos a receber deficientes físicos e portadores de necessidades especiais.

O Guia Cultural da Costa Verde terá distribuição gratuita nos atrativos mapeados, postos turísticos, pousadas e hotéis, museus e centros culturais, além de pontos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro.  A iniciativa também irá disponibilizar todo seu conteúdo em um portal multimídia da internet e lançar aplicativos para tablets com versões em português e inglês.

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