Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

​Mercado de viagens cresce 20% com o uso de dispositivos móveis

A Criteo rastreiou continuamente as tendências do tráfego em mais de 1.000 sites de viagens em todo o mundo, durante o primeiro semestre de 2014, para elaborar um relatório de análise da indústria de viagens online, o Travel Flash. “O objetivo é trazer dados capazes de mostrar como a publicidade de performance no marketing digital pode alcançar o seu público de forma mais eficaz”, destaca Alessander Firmino, diretor-geral da Criteo.

Para elaborar o relatório, foram analisadas 300 milhões de reservas no valor de mais de US$ 150 bilhões. Os dados abrangem fornecedores de viagens e agências de viagens online em todas as categorias, o que permite verificar o uso dos dispositivos móveis por viajantes, sua ação e o valor das reservas geradas a partir de cada dispositivo para as companhias aéreas, hotéis, locadoras de automóveis, agências de viagens online, apartamentos, cruzeiros, e os operadores ferroviários.

O relatório destaca o aumento do uso de dispositivos móveis no planejamento de viagens do consumidor e compra em todo o mundo. Este relatório fornece uma visão sobre o aumento da participação e do valor de reservas geradas a partir de dispositivos móveis para sites de viagens e seu impacto sobre as campanhas publicitárias dos comerciantes.

Os dados mostram que os tablets e smartphones representaram o maior crescimento da indústria de viagens online em todo o mundo, em todas as categorias e mercados. Nos primeiros seis meses de 2014, as reservas móveis cresceram 20%. O valor médio da reserva para viagens aéreas foi 21% superior e 13% maior para aluguel de carros, em dispositivos móveis que em desktops. Feitos em um smartphone ou tablet, o aluguel de apartamentos aumentou 34% e as reservas de hotéis 21%. E isso não inclui as vendas em aplicativos, que somam uma parte significativa do incremento nas reservas feitas em dispositivos móveis – cerca de 12% das conversões móveis em junho. Estes dados, combinados com o aumento das reservas, significam uma maior receita  gerada por meio dos dispositivos móveis.

Além disso, as tendências sazonais e variações regionais influenciam as taxas, como aconteceu com a Copa do Mundo, que impulsionou as vendas do  setor de viagens em 42% na América Latina. E não é só isso, as agências de viagens online  apresentaram crescimento na maioria do primeiro semestre.

No Brasil, o crescimento sazonal de reservas em dispositivos móveis, no primeiro semestre de 2014, cresceu 188%. Em contrapartida, o crescimento sazonal de reservas em desktops, no primeiro semestre de 2014,  aumentou 44%.

“Dentro deste mercado altamente competitivo, a publicidade estratégica e os custos de aquisição devem basear-se em uma inteligência específica, em vez de nas tendências do todo. Portanto, é mais importante do que nunca criar uma estratégia diferente para se conectar diretamente aos viajantes e clientes, no momento certo”, diz Firmino.

Como conclusão, a Criteo recomenda que os dispositvos móveis sejam usados para a conquista de novos clientes, novas vendas e toda experiência online deva ser otimizada neste formato, para incentivar as conversões em todos os dispositivos. Os gastos das empresas entre desktop e anúncios para dispositivos móveis deve ser fluida, com adaptações das estratégias de marketing em tempo real, para aproveitar as oportunidades, quando elas acontecem.

Receba nossas newsletters