Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Serviços / Turismo em Dados

43% dos brasileiros pretendem viajar em 2022, aponta estudo

Apesar da vontade de viajar, algumas datas como o Carnaval ainda são incertas para os entrevistados: 45% pretendem passar a data em casa por não se sentirem seguros.

Apesar da vontade de viajar, algumas datas como o Carnaval ainda são incertas para os entrevistados: 45% pretendem passar a data em casa por não se sentirem seguros.

O estudo ‘Pulso Expectativa 2022’, realizado com mais de 1,8 mil pessoas pela Hibou, apontou que cerca de 43% dos brasileiros entrevistados planejam viajar ainda neste ano. Apesar de mais otimistas com os passeios no verão e a flexibilização da pandemia, o destinos mais procurado são destinos de praias desertas (51%).

Entre outros destinos preferidos estão sítio/chácara (32%); hotéis fazenda (31%); cidade do interior (30%); resorts all inclusive (29%); trilhas e natureza (26%); praia agitada (21%); parques aquáticos (16%) e metrópole (10%). Destes, 71% pretendem ir de carro; 43% de avião; 12% de ônibus e 2% de moto.

“A entrada de um novo ano incentiva as pessoas a fazerem o que não fizeram, traçar planos e buscar realizações para as metas pessoais, profissionais e financeiras. Elas tendem a se planejar com otimismo para o futuro. No estudo, notamos que as expectativas de retorno à ‘rotina normal’ predominam, pois os brasileiros desejam o fim da pandemia”, afirmou Ligia Mello, sócia da Hibou e coordenadora do estudo.

 

Carnaval e datas festivas

Ainda há incertezas sobre os eventos que movimentam o Carnaval de 2022. Em alguns destinos como Rio de Janeiro, as festividades de rua já foram canceladas. A expectativa de 45% dos brasileiros é de passar a data em casa, pois não se sentem seguros para sair; 44% vão aproveitar o feriado para descansar; 38% pretendem ficar em casa maratonando filmes ou séries; 24% vão passar mais tempo com a família.

Entre as outras opções para o feriadão estão: leitura, jogo ou outras atividades em casa 18%); ficar em casa com os amigos (13%); viajar com a família (7%); viajar para a praia com os amigos (4%); participar de bloquinhos na própria cidade (1%); conhecer gente nova (1%); ir a bailes e eventos (1%); ir a ensaios de escolas de samba (1%).

Em 2022 os brasileiros já consideram aproveitar algumas datas festivas como era antes da pandemia. As outras datas são: Natal (54%); Réveillon (46%); Dia das mães (32%); Páscoa (27%); Dia dos Pais (22%); Dia dos Namorados (18%); São João (18%); Dia das Crianças (16%); Férias escolares (12%).

Receba nossas newsletters