Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política / Serviços

Abav-PR pleiteia viagens diárias de trem entre Curitiba e litoral paranaense

 Associação reforçou representação em discussão na Assembleia Legislativa do Paraná com entidades do Turismo Foto: Arquivo da Serra Verde Express


Associação reforçou representação em discussão na Assembleia Legislativa do Paraná com entidades do Turismo Foto: Arquivo da Serra Verde Express

Para incrementar o Turismo entre Curitiba e Paranaguá, o presidente da Abav-PR, Antonio Azevedo, participou da audiência pública sobre o tema na Assembleia Legislativa do Paraná.

A associação estava acompanhada de representantes de outras entidades e empresas ligadas ao Turismo, Ministério Público, Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), associações de moradores do litoral e políticos da região litorânea, além do deputado estadual Ney Leprevost, presidente da Comissão de Turismo da Assembleia. O grupo discutiu o retorno da circulação diária de trens para passageiros no trecho entre Curitiba, Paranaguá, Antonina e Morretes.

Desde o inicio do ano a frequência foi reduzida nos meses de baixa temporada (de março a junho e de agosto a novembro), atualmente o trem tem trajeto apenas aos finais de semana e nos feriados, devido a uma orientação da ANTT no regime de permissão da operação do trem de turismo.

A decisão é criticada por comerciantes, empresários e cidadãos e motivou grandes movimentos na região. A população reivindica, além da volta da frequência do trem, tarifas compatíveis com o preço das passagens rodoviárias.

A audiência pública não foi conclusiva, mas ficou marcado um prazo de 15 dias para debate entre os envolvidos sendo eles: ANTT, Serra Verde Express e Rumo para chegar a uma solução.

Para o presidente da Abav-PR, o caso merece atenção. “Passear de trem é algo muito atrativo e essa linha é vital para ampliar o movimento turístico e social na região, não apenas nos finais de semana, mas em todo o ano. O trem é patrimônio nacional e precisamos valorizar nossos produtos turísticos e ter ainda mais opções para oferecer ao turista que vem conhecer o nosso Estado”, concluiu Antonio Azevedo.

Receba nossas newsletters