Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Serviços

Abrasel RJ defende retomada e desenvolvimento do setor com governo

unnamed (20)

Analine Castro, Cláudio Castro, João Diniz, Pedro Hermeto, Paulo Solmucci e Gustavo Tutuca (Dani Leite)

O governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, recebeu na noite desta segunda-feira (18), no Palácio das Laranjeiras, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no RJ (Abrasel RJ), Pedro Hermeto, e cerca de 100 representantes da associação, com o objetivo de consolidar a aproximação da Abrasel RJ com o governo do estado.

A Associação apresentou suas recentes iniciativas no setor de alimentação fora do lar e fez um retrospecto do que se passou na pandemia, com a finalidade de estabelecer uma relação de cooperação mútua com o Estado e manutenção de um diálogo favorável à retomada definitiva e ao pleno desenvolvimento econômico do setor.

Pedro Hermeto comentou como a proximidade da entidade com o poder público tem papel importante para o setor de alimentação fora do lar. “O estabelecimento deste canal de comunicação com o governo do estado é fundamental para o setor. Reunimos nesta noite cerca de 100 empresários que, juntos, são responsáveis por aproximadamente 360 estabelecimentos e mais de 7 mil postos de trabalho direto. Juntos do governo, podemos fomentar e fortalecer atividades que podem prosperar no Estado, como o turismo gastronômico, com potencial para gerar ainda mais emprego e renda para o Rio”, afirmou o presidente da Abrasel RJ.

Ao todo, a Abrasel RJ conta com 1.500 bares e restaurantes associados no Rio de Janeiro. O setor de alimentação fora do lar é o maior gerador de empregos no estado e no país, e o que tem maior capilaridade. Durante a reunião, os executivos e o governador foram unânimes em apontar como o setor é fundamental para a retomada econômica e de geração de renda no estado.

Cláudio Castro agradeceu aos donos de bares e restaurantes pela resiliência durante a pandemia e registrou o momento crítico atravessado pelo segmento neste período. “Nos momentos mais duros da pandemia, o setor de bares e restaurantes do Rio de Janeiro seguiu lutando por sua sobrevivência. Nesse período, nosso governo teve de tomar medidas duras, mas sempre tivemos o respeito em manter diálogo aberto com os empresários. Agora, temos a possibilidade de olhar para frente. E o setor de alimentação fora do lar é fundamental para que cheguemos à justiça social que o Rio tanto merece”, ressaltou o governador.

As dificuldades atravessadas pelo setor de bares e restaurantes do Rio refletem o cenário nacional. Durante o encontro, Paulo Solmucci, presidente nacional da Abrasel, ressaltou que “o Rio de Janeiro é por onde começa a retomada do Brasil. É a primeira vez que a Abrasel é homenageada e prestigiada desta forma por um governador de estado. E este gesto nos dá esperança para que nós, empreendedores, possamos trabalhar juntos com o estado na busca de um país melhor, com um olhar especial para as comunidades e favelas. É nas favelas que está a esperança da nossa retomada, é delas que vem 80% da força de trabalho do nosso setor, que é o maior empregador do país”, finalizou.

Receba nossas newsletters