Câmbio:

Idiomas:

Brasil cai no ranking de inglês na América Latina e aparece entre os piores

brasil eua casa civil Brasil cai no ranking de inglês na América Latina e aparece entre os piores
Brasil perde 11 posições no ranking global (Foto: casa civil/divulgação)

O Brasil enfrenta mais um sinal de alerta quando o assunto é o domínio do inglês. Segundo o levantamento anual da EF (English First), o país ocupa a 18ª colocação entre os 21 países da América Latina avaliados em 2025, ficando apenas à frente de Equador, México e Haiti. No topo da lista está o Suriname, seguido por Argentina e Honduras.

No ranking global, o Brasil aparece na 81ª posição entre 116 países, uma queda de 11 lugares em relação ao ano anterior. O levantamento também aponta que a proficiência em inglês é um indicador relevante para o crescimento econômico e atração de investimentos, mas que 60% das nações avaliadas apresentaram queda na pontuação em 2025.

Entre as capitais brasileiras, Florianópolis lidera o ranking com o melhor desempenho em inglês, seguida por Porto Alegre e Belo Horizonte. Já Belém, que sediará a COP30 em novembro, está entre as piores, na 25ª posição entre 28 capitais analisadas, junto a Cuiabá, Manaus e Teresina.

“Embora quase todas essas mudanças nas pontuações nacionais sejam pequenas, a tendência de queda parece indicar uma diminuição do interesse em desenvolver a proficiência em inglês além dos níveis atuais em muitas partes do mundo”, destaca a EF.

Ranking completo dos países da América Latina no índice de proficiência em inglês 2025:

  1. Suriname

  2. Argentina

  3. Honduras

  4. Uruguai

  5. Costa Rica

  6. Paraguai

  7. Bolívia

  8. Chile

  9. Cuba

  10. Peru

  11. El Salvador

  12. Venezuela

  13. Guatemala

  14. Nicarágua

  15. República Dominicana

  16. Panamá

  17. Colômbia

  18. Brasil

  19. Equador

  20. México

  21. Haiti

Globalmente, Holanda, Noruega e Singapura lideram o ranking, enquanto Ruanda, Somália e Iêmen aparecem nas últimas posições.

Tópicos relacionados