Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

Cadastur já conta com 17 mil guias de Turismo cadastrados

MTur já conta com 17 mil guias cadastrados - (Crédito: Divulgação MTur)

MTur já conta com 17 mil guias cadastrados – (Crédito: Divulgação MTur)

No último mês de outubro, o Cadastur alcançou a expressiva marca de 17 mil guias de Turismo cadastrados, de acordo com dados divulgados pelo Ministério do Turismo. O número representa um crescimento de 21% em relação ao ano de 2015.

A credencial de Guia de Turismo comprova a inscrição do profissional no Cadastur e é a permissão legal para o guia exercer a atividade. Além de curso técnico de formação de 800 horas, o número do guia no cadastro garante a segurança em relação a prestação do serviço ao turista.

Para a coordenadora de cadastro e fiscalização dos prestadores de serviços turísticos do Ministério do Turismo, Tamara Galvão, o Cadastur é uma ferramenta de vital importância para quem recorre aos serviços do guia. “Precisamos fortalecer o cadastro exigido pelo Ministério do Turismo junto aos prestadores de serviços turísticos, assim como incentivar o turista a contratá-los”, reforça.

A consulta aos serviços de cadastro obrigatório do Ministério do Turismo pode ser feita por meio do site www.cadastur.turismo.gov.br. O portal permite ao turista consultar informações sobre os guias de turismo, entre elas, o contato, cidade, estado número do Certificado Cadastur, idiomas, e segmentos turísticos. Além do mais, ao contratar os serviços de um guia, o turista poderá verificar a especialidade do profissional, ou seja, sua categoria de atuação:

GUIA REGIONAL – Suas atividades compreendem a recepção, o traslado, o acompanhamento, a prestação de informações e assistência a turistas, em itinerários ou roteiros locais ou intermunicipais de um mesmo estado, para visita aos atrativos turísticos.

GUIA DE EXCURSÃO NACIONAL – Entre as atribuições estão o acompanhamento e a assistência a grupos de turistas em excursão de âmbito nacional ou realizada nos países da América do Sul.

GUIA DE EXCURSÃO INTERNACIONAL – Realiza as atividades de excursões para os demais países do mundo, adotando, em nome da agência de turismo responsável pelo roteiro, todas as atribuições de natureza técnica e administrativa necessárias à execução do programa.

GUIA ESPECIALIZADO EM ATRATIVO TURÍSTICO – Presta informações técnicas e especializadas sobre determinado tipo de atrativo turístico, natural ou cultural, com formação profissional específica.

Receba nossas newsletters