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Serviços

Canais digitais são a preferência de vendas de 76% dos microempreendedores do RJ

Segundo dados de uma pesquisa feita pelo Sebrae no Rio de Janeiro, 76% dos microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte do Estado vendem por um ou mais canais digitais. O WhatsApp é o preferido por 79% dos empreendedores, seguido pelo Instagram (51%), Facebook (47%), loja virtual própria (15%) e aplicativos de entregas ou serviços a domicílios (9%).

O WhatsApp é o preferido por 79% dos empreendedores, seguido pelo Instagram (51%), Facebook (47%) e loja virtual própria (15%)

O WhatsApp é o preferido por 79% dos empreendedores, seguido pelo Instagram (51%), Facebook (47%) e loja virtual própria (15%)

“Os empreendedores precisam estar antenados às novas tendências. A transformação digital foi a grande aliada para agilizar a gestão das empresas e aproximação com seu público-alvo, tendo por desafio, neste ano, manter a boa qualidade no atendimento e uso de ferramentas adequadas”, reforça Raquel Abrantes, gerente de Inovação e Soluções do Sebrae Rio.

Em 2021, o Sebrae Rio contabilizou quase 700 mil atendimentos e um total de 150 mil pequenos negócios atendidos. Os setores de Comércio e Serviços foram os que mais buscaram capacitação e consultoria. O levantamento apontou ainda, que 24% dos pequenos negócios optaram por continuar com as vendas físicas.

“O consumidor está mais seletivo e criterioso em suas decisões, privilegiando um ambiente que favoreça a praticidade para tomada de decisão mais rápida sem gerar muito stress (seja em supermercados, consultórios, instituições financeiras; etc)”, declara.

O estudo apontou, ainda que, 62% das empresas utilizam o WhastApp Business como ferramenta gerencial, acompanhado do Google Meu Negócio (38%); Propagandas pagas no Google, Facebook ou Instagram (36%); Programa (software ou aplicativo) de gestão (26%); Ferramenta para gestão de clientes (18%) e Automação de processos (15%).

“O empresário precisa estar conectado e principalmente preparado para esse tipo de consumidor. Como sugestão, vale a criação de ambientes físicos e/ou virtuais com facilidades e experiências de compras, visando tomadas de decisões rápidas e economicidade de tempo”, finaliza.

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